Tombamento de caminhão: como evitar?

Gestão - 28 de junho de 2023

Perigoso para a estrada e para a gestão de frotas, o tombamento de caminhão é um dos acidentes mais comuns no trânsito. 

Com isso em mente, esse Blog Veloe irá te ensinar sobre as principais causas de um tombamento de caminhão e como evitar esse incidente, fornecendo instruções claras para os motoristas que precisam., Siga a leitura e fique atento às nossas dicas.

O que é o tombamento de caminhão e como ocorre?

Como seu próprio nome diz, o tombamento de caminhão acontece quando a distribuição de carga tomba o veículo para o lado. Esse tipo de acidente pode acontecer por diferentes motivos: excesso de velocidade, peso da carga, falta de atenção do motorista e outras consequências.

Geralmente esses casos acontecem em curvas fechadas, viadutos, rotatórias e em outros momentos onde o motorista precisa deslocar o caminhão de uma linha reta. 

Veja também: Aquaplanagem: o que é e como evitar?

Principais causas do tombamento de caminhão

Como dito anteriormente, existem diversas consequências que podem resultar num tombamento de caminhão.  Confira as principais causas:

Velocidade excessiva

Entre todos os casos, a velocidade excessiva é o motivo mais comum dentro dos incidentes de tombamento de caminhão. 

A razão para isso acontecer é simples: quando o veículo está levando uma carga, a necessidade de reduzir a velocidade é crucial para a viagem seguir de forma adequada. 

No entanto, quando isso não acontece, especialmente em momentos que o caminhão precisa se deslocar dentro de uma curva, as chances de o peso ser deslocado e tombar o caminhão são altas.

Carga mal distribuída

Grande parte dos acidentes ocorrem devido à falta de cálculo tanto do motorista como do responsável pela gestão de frotas, e essa é exatamente a consequência da carga mal distribuída. 

Um dos grandes erros de uma gestão de frotas é não entender o que cada veículo suporta, logo se um caminhão que não passou por um checklist antes de rodar na estrada é mais suscetível a não suportar a carga.

Veja também: Checklist para controle de frota

Logo, antes de decidir qual veículo irá carregar uma carga, pense no histórico desse caminhão: quais outros carregamentos ele já transportou, por quanto tempo esse caminhão já está rodando nas estradas e seus trajetos.

Condições climáticas adversas

Outro motivo pontual e simples que afeta grande parte das gestões: como estará o tempo durante aquela viagem? 

Logo, dias de névoa, chuva e outras condições climáticas adversas podem afetar a visão do motorista e fazer com que o profissional tome má decisões no trânsito e, em consequência, tombem o caminhão.

Problemas mecânicos ou de manutenção

Seguindo a mesma linha da consequência da carga mal distribuída, os problemas mecânicos ou de manutenção também são consequências de uma má gestão de frotas. Sem a realização de um check-up dos veículos, acidentes são cada vez mais suscetíveis de acontecer durante uma operação.

Logo, se um caminhão estiver apresentando problemas e ainda não foi identificado, as chances do transporte tombar durante a rotina de trabalho do motorista são altas, afetando o profissional, a carga e toda a operação.

Como evitar o tombamento de caminhão

Agora que você já aprendeu sobre as principais causas que podem acarretar um tombamento de caminhão, confira as dicas para evitar esse tipo de acidente nas estradas:

Manter a velocidade adequada

Mesmo sendo uma das principais causas do tombamento de caminhões, a solução para essa questão é simples: sempre quando estiver com uma carga, dirija com 10 km/h abaixo do que é indicado naquela via.

Veja também: Distribuição de cargas: tenha mais segurança nas estradas

Seguindo essa dica você se mantém na velocidade adequada e evita possíveis acidentes com o veículo que está dirigindo, garantindo a sua segurança e a de todos ao seu redor. 

Distribuir a carga corretamente

A carga é muito pesada ou o seu caminhão não aguenta? Logo, é válido pensar em dividir de forma segura. Verifique o peso do carregamento e o histórico do seu veículo antes de mandá-lo para a estrada.

Verificar as condições climáticas antes de pegar a estrada

Mesmo contando com um roteirizador em sua gestão de frotas, vale a pena verificar as condições climáticas antes de realmente pegar a estrada.

Caso seja uma pista delicada ou até desconhecida para o motorista, o ideal seria realizar esse transporte durante um tempo favorável. No entanto, se for uma noite de fortes chuvas ou uma rota com muita névoa, o recomendado é esperar uma próxima data.

Realizar manutenção preventiva no caminhão

Para que todas as dicas acima façam sentido, é necessário realizar uma manutenção preventiva no seu caminhão. 

Verifique os filtros de óleo, sistema de frenagem, pneus e todos os itens necessários para garantir uma viagem segura para o motorista e sua carga.

Gostou de conferir o conteúdo? Confira mais conteúdos no Blog Veloe! Assuntos sobre veículos, trânsito, CNH, viagens, transporte e muito mais.

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!