Aquaplanagem: o que é e como evitar?

Mobilidade - 24 de junho de 2022

Em dias de chuva, é muito comum que algumas pistas fiquem inundadas, aumentando as chances de aquaplanagem. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre os cuidados para evitar e como agir em caso de aquaplanagem ao dirigir o seu veículo. Confira!

O que é aquaplanagem?

Também chamada de hidroplanagem, aquaplanagem é a perda de controle do veículo quando o asfalto está muito molhado. Em dias chuvosos, as pistas costumam ficar escorregadias pelo acúmulo de água devido ao pouco atrito entre os pneus e o asfalto, ocasionando deslizes do automóvel, dificuldade de frear, e até possíveis acidentes.

Choveu? Preste atenção nos detalhes

Sabe quando caminhamos com cuidado e atenção em um piso molhado para não escorregar? Esse cuidado também é necessário ao dirigir em dias de chuva!

Segundo o Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (Sindseg), o número de acidentes de trânsito sobe cerca de 40% nos meses chuvosos. Se você quer saber como evitar aquaplanagem, e dirigir na chuva com segurança, separamos alguns pontos importantes para você ficar atento:

Manutenção dos pneus

Utilizar pneus com sulcos desgastados ou com calibração incorreta pode diminuir ainda mais o atrito entre a roda e o chão. Para quem não sabe, os sulcos são aqueles canais feitos na superfície do pneu para que a água possa escoar e evitar a aquaplanagem. 

Por isso, vale a pena investir na calibragem adequada e na troca periódica dos pneus, principalmente quando atingem seu desgaste máximo, evitando sair com pneus carecas.

Cuidados em trechos alagados

Além do acúmulo de água na pista em dias de chuva, a baixa visibilidade também pode atrapalhar o motorista, por isso, é necessário redobrar a atenção e tomar certos cuidados para evitar a aquaplanagem:

  • Diminua a velocidade: a principal medida a ser tomada é dirigir sem pressa. Quanto mais rápido seu carro estiver, mais difícil será controlar possíveis deslizamentos.
  • Garanta uma boa visibilidade: manter os limpadores de para-brisa ligados, utilizar o ar-condicionado ou abrir um pouco as janelas irá fazer com que sua visão da pista seja mais nítida.
  • Atenção aos demais carros da pista: colabore com a segurança de todos no trânsito sinalizando com maior antecedência suas ações de manobra.
  • Mantenha os faróis ligados: eles ajudam a sinalizar a sua localização para os demais veículos, além de também te auxiliar na visibilidade da pista.
  • Desligue equipamentos desnecessários: rádio, luz interna e outros equipamentos podem diminuir a força do carro, que é ainda mais necessária para vencer a resistência da água.

Como evitar aquaplanagem?

Como falado anteriormente, para evitar a aquaplanagem é necessário cuidados tanto na manutenção das rodas, quanto ao dirigir seu veículo.

Troque os pneus com a frequência indicada, consulte no manual de instruções de seu automóvel a calibragem correta das rodas e não utilize pneus carecas para evitar a perda de atrito. No trânsito, lembre-se de nunca correr quando o asfalto estiver molhado e responsabilize-se também pela segurança dos outros carros da pista.

Afinal: Conhecimento + consciência = Dupla perfeita no volante!

Veja também: Direção defensiva: por que é tão importante?

O que fazer em caso de aquaplanagem?

Com as dicas acima, é bem provável que tal fenômeno seja evitado, mas caso aconteça, saiba algumas dicas sobre a forma correta de agir no volante e evitar acidentes:

  • Retire o pé do acelerador: quando sentir que não está mais no domínio do veículo, pare imediatamente de acelerar. Geralmente o que indica a perda de controle é a direção mais leve e a elevação da rotação do motor.
  • Não pise no freio com força: isso pode travar as rodas, aumentando a gravidade da situação.
  • Mãos firmes no volante: Para garantir que as rodas fiquem retas.
  • Gire levemente o volante de um lado para o outro: esse procedimento deve ser feito até que você sinta que as rodas voltaram a ter contato com o asfalto.

Mais seguro agora, condutor? A aquaplanagem é um problema sério, mas com os cuidados certos ela fica mais fácil de lidar. Não se esqueça: Pequenas atitudes fazem a diferença!

E aí, gostou das nossas dicas de segurança? Confira mais conteúdos sobre direção, transportes e muito mais no Blog Veloe!

Conteúdos que podem ser do seu interesse