Direção defensiva: por que é tão importante?

Mobilidade - 15 de setembro de 2021

Dirigir demanda muito cuidado e atenção do condutor. Estar preparado para tomar decisões rápidas, identificar e antecipar situações de perigo e prever as consequências fazem parte do conjunto de medidas denominado direção segura.

Recentemente, nós batemos um papo com o especialista em direção defensiva, psicólogo e piloto,  Roberto Manzini, que é o maior formador de pilotos do Brasil, por sua escola passaram pilotos como Felipe Massa e Cacá Bueno. Ele nos contou um pouco sobre como implementar as técnicas da direção segura e direção defensiva no dia-a-dia dos condutores, de maneira geral.

“Atenção, julgamento, conhecimento, habilidade e, principalmente, antecipação são as principais boas práticas para ser um bom condutor”, explica Manzini. Nesse post você verá algumas dicas que Roberto compartilhou em nossa live para os clientes Alelo Frota, disponível no nosso canal no Youtube.

Quais são os tipos de direção defensiva?

Para evitar acidentes e multas, é preciso estar atento às suas ações, o seu comportamento na direção, e aos demais motoristas, dirigindo de maneira segura e principalmente preventiva.

A direção preventiva é quando o motorista se antecipa aos riscos, isso significa prever situações de perigo, com atenção, avaliando o fluxo, as vias em que trafega, bem como as condições em que elas se apresentam, além principalmente de estar atento às suas próprias condições físicas e mentais.  Tomando consciência das suas limitações, das limitações do seu veículo e trafegar de acordo com a realidade apresentada, ou seja, o ambiente à sua volta.

Quando as previsões falham, é preciso ter uma atitude defensiva, então a direção defensiva (corretiva) é aquela em que o motorista precisa corrigir uma ação que não pôde ser antecipada, ou onde errou a previsão, e precisa agir com rapidez. Um exemplo disso é quando precisamos frear bruscamente para evitar um atropelamento de um animal na pista.

Alguns fatores que irão contribuir com a segurança na direção

  1. Conhecimento: é um grande aliado da direção segura e direção defensiva

“É importante o condutor conhecer o carro que está dirigindo para poder tirar o melhor proveito dele para sua segurança”, afirmou Manzini na nossa live. Ter domínio das informações, seja das condições de seu carro, suas tecnologias e como aplicá-las para sua segurança é fundamental.

Já olhou a condição dos seus pneus, a calibragem? Tem combustível suficientes para o trajeto? Precisa programar paradas?

Também é muito importante conhecer o ambiente pelo qual se circula, se vias urbanas, estradas, fluxo, terra ou asfalto, e estar atento às leis e regras de trânsito, elas existem para garantir boa convivência dos veículos e garantir segurança, então precisam ser seguidas, afinal são leis.

  1. Foco: Não seja multi tarefa ao dirigir

Qualquer desatenção pode ser fatal. Então, esteja sempre atento ao conduzir um veículo, tome cuidado com as distrações desnecessárias e foque no ato de dirigir.

Planeje seu dia, seu trajeto, programe o GPS antes de colocar o carro em movimento, calcule quanto tempo irá levar, saia antes, se for atrasar, avise antes, não no celular no meio do trânsito.

Não use o celular ao volante , ele tem sido um grande vilão do trânsito e seu uso tem causado muitos acidentes, aquela resposta de whatsapp “inocente”,  e o tempo de tirar os olhos do trânsito para a tela pode significar um atropelamento, uma colisão, adverte Manzini. Por isso, deixe de lado o aparelho e foque no percurso.

  1. Previsibilidade: esteja atento ao que acontece ao seu redor

Acabamos de falar em ter foco e em planejar seu roteiro, então dentro do veículo, amplie sua capacidade de se antever às situações. Esta é uma característica importante na segurança e na direção defensiva. Ter atenção aos imprevistos no trânsito, concentração para reagir diante às situações, manter distância entre os veículos e gerenciar velocidade,  são apenas algumas medidas para prevenir acidentes.

Uma outra dica importante é fazer a manutenção preventiva do seu carro, pois isso pode evitar problemas e até que acidentes aconteçam, veja se tem água no reservatório dos limpadores de para-brisa para garantir sua visibilidade em caso de chuva, se os pneus estão calibrados e em bom estado, se não está na hora de troca do óleo…. Alguns itens de manutenção preventiva podem ser feitos em casa, sabia? Nesse post você confere algumas dicas.

  1. Segurança: tome somente boas decisões

Como diz o Roberto Manzini, “Segurança é inegociável”, então se não estiver bem, com sono, cansaço ou mal-estar, evite dirigir. Se puder espere um pouco, faça uma pausa, retome sua boa condição, ela é fundamental para os itens que falamos anteriormente como foco, atenção e previsão. É imprescindível que você tenha uma boa autopercepção, ou seja, não extrapole os seus limites.

  1. Habilidade: direção defensiva requer prática no trânsito

Assim como na maioria das atividades, a habilidade ao conduzir um veículo requer conhecimento. O fato de ter sido habilitado infelizmente não garante que você tenha todo o conhecimento e experiência para sair de situações de risco, por isso o aprofundamento no tema é muito importante.

Por que é importante fazer um curso de direção defensiva?

Ao tirar a habilitação pouco se aprende na prática sobre direção defensiva. Você não irá dirigir na chuva, nem aprender a frear o veículo em uma emergência, tão pouco atingirá velocidades mais altas em rodovias, ou seja, aprenderá o básico para poder guiar. Mesmo que tenham passado muitos anos e você se diga experiente, pode ter aprendido por si ou vendo os outros através de técnicas obsoletas, para aqueles carros que se dirigia antigamente, e algumas ações não fazem nem sentido com as tecnologias atuais, então é preciso também se atualizar.

Se você utiliza o veículo todos os dias, seja na sua profissão, para se deslocar até o trabalho ou apenas para passeio, tem um risco diário, e muitas circunstância inesperadas podem surgir, por isso é importante aprender mais, os cursos servem para isso.

O ideal, é buscar uma equipe de especialistas, pois na internet tem muita coisa errada. A Roberto Manzini Centro Pilotagem, oferece diversos cursos de direção defensiva para veículos, leves, pick ups, motocicletas, em diversos modelos que vão desde e-learning, aulas on line ao vivo, cursos presenciais em pistas adequadas, para você e para a sua frota.

Com toda esta diversidade, não há motivos para justificar que não teve tempo para fazer um curso.

Quer ficar por dentro do mundo da mobilidade? Confira o nosso blog!

 

 

Conteúdos que podem ser do seu interesse