Distribuição de cargas: tenha mais segurança nas estradas

Gestão - 18 de agosto de 2022

Trabalha com transporte rodoviário? Uma distribuição de cargas correta nos caminhões garante segurança aos seus condutores. Continue a leitura no Blog Veloe e aprenda como distribuir os pesos e quais pontos prestar atenção!

O que é distribuição de cargas?

A distribuição de cargas em um caminhão é a técnica de equilibrar o peso do carregamento dentro do seu Peso Bruto Total. Ou seja, funciona como uma balança,  onde é necessário organizar as mercadorias de maneira uniforme no caminhão, sem ultrapassar o peso que cada eixo do veículo suporta.

Segundo o artigo 100, do Código de Trânsito Brasileiro, nenhum veículo pode transitar com o Peso Bruto Total (PBT) acima do indicado pelo fabricante, sendo a capacidade máxima que o veículo é capaz de carregar por eixo com segurança.

Caso a distribuição não seja feita adequadamente, uma multa e a retenção do caminhão podem ser aplicadas ao passar por uma balança rodoviária (um tipo de balança que realiza a pesagem de veículos de transporte de cargas).

Como fazer a distribuição de cargas no caminhão?

Para facilitar seu entendimento, separamos um passo a passo com os pontos mais importantes, e dicas para se fazer a distribuição de cargas no caminhão. Confira:

  1. Comece de trás para frente: inicie a distribuição de peso a partir do eixo traseiro, pois isso ajudará a visualizar melhor o espaço. Caso inicie pela parte mais próxima da cabine, pode acontecer uma concentração das cargas na região.
  2. A distribuição de peso uniforme é indispensável: mesmo que o PBT não seja atingido, equilibrar as cargas pelo veículo reduz drasticamente as chances de acidentes;
  3. Deite itens maiores e mais pesados: a pressão que a mercadoria vai exercer sobre o veículo será menor se a área que ele ocupa for maior. Por isso, é recomendado que cargas maiores sejam levadas na horizontal.
  4. Evite concentrar a carga entre os eixos da carroceria: caso haja sobrecarga entre eles, o chassi do veículo poderá empenar ou até quebrar!
  5. Amarre e prenda bem as cargas: isso evitará que elas possam se locomover e atrapalhar a distribuição de peso durante a viagem.

Pontos de atenção na distribuição de carga no caminhão:

Além dos passos e dicas de organização falados acima, há alguns fatores que precisamos nos atentar na distribuição de carga no caminhão. São eles:

Distribuição por peso

No transporte de mercadorias, é comum que haja variedade de pesos. Por isso, é interessante colocar a carga que for mais pesada no centro. Caso ela seja colocada em um dos lados do caminhão, poderá causar desequilíbrio e diminuir a segurança.

Observação: No item 3 das dicas, falamos sobre evitar a concentração de carga entre os eixos para que o chassi não sofra danos, porém, caso tenha uma carga com diferença muito grande de peso que as demais, esta é recomendada ir para o centro para evitar desequilíbrio com pesos muito diferentes.

Distribuição por tipos de materiais

O tipo de material deve ser considerado na hora de organizar a distribuição para que, além da segurança do condutor e do caminhão, as cargas também sejam preservadas. Confira os tipos de separações que podem ser feitos:

  • Mercadorias Frágeis: devem ter o menor contato possível com outros tipos de cargas. Você pode utilizar mantas emborrachadas ou feltros para evitar o atrito
  • Mercadorias de Tamanhos Diferentes: evite que haja espaço entre os produtos para evitar que se mexam durante o trajeto. Sacos de ar ou isopores podem te ajudar nessa!
  • Mercadorias de Pesos Diferentes: novamente, o equilíbrio é essencial! Garanta que nenhum lado do veículo esteja mais sobrecarregado que o outro para evitar que o caminhão vire;
  • Transporte de Líquidos: estas, normalmente são transportadas em tanques. Atente-se caso os recipientes tenham espaços vazios, o líquido pode se mover e deixar o veículo instável.

Distribuição de cargas que não podem ser divididas

A distribuição de cargas que não podem ser divididas é o transporte de peças únicas. Ou seja, aquelas que não podem ser desmembradas ou desmontadas, como máquinas, guindastes e grandes equipamentos. 

Neste caso, deve-se alocar a carga no meio do caminhão ou de maneira que não gere sobrepeso em um dos eixos caso haja a presença de outras cargas.

Veja também: Produtos Perigosos: como transportar e quais cuidados tomar?

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como garantir a segurança dos seus condutores e da sua frota de caminhões, acesse também o Blog Veloe e confira muitas outras dicas sobre transporte, trânsito, mobilidade e muito mais!

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!