Economia e Sustentabilidade na Gestão de Frotas

Controle e gestão - 31 de maio de 2022

Nos últimos anos, algumas empresas perceberam os benefícios da aplicação correta em seu empreendimento dos conceitos de economia e sustentabilidade. Você sabe como sua empresa pode fazer parte desta causa? Confira como utilizar todas as teorias e implementar as práticas na sua gestão de frotas. Siga a leitura no Blog Veloe e saiba como!

Qual a relação entre economia e sustentabilidade?

A cada ano que passa, mais vemos o quanto a humanidade tem sofrido com desastres e crises climáticas, além do aumento no valor de recursos pela sua escassez. 

Enquanto a sustentabilidade é a busca por atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações, a sustentabilidade econômica corresponde ao progresso econômico em harmonia com recursos ambientais e o apoio à sociedade. Em outras palavras, é o conjunto de práticas para um uso inteligente dos recursos naturais, com foco no crescimento econômico por meio da sustentabilidade, garantindo proteção dos recursos naturais para as demais gerações.

Como a economia e sustentabilidade afetam a gestão de frotas?

A sustentabilidade tem sido apontada como única forma de garantir a continuação das atividades humanas a longo prazo.
Por viverem nas estradas, as frotas são grandes consumidoras de recursos naturais. Ao implementar uma gestão sustentável, a economia de tais recursos será significativa tanto para o meio ambiente, como também evitando desperdícios de tempo e custos para a empresa.

Como implementar uma gestão de frotas sustentável?

Primeiro, precisamos entender que a implementação de práticas sustentáveis dependem de uma organização e planejamento de toda uma gestão, pois terá um impacto direto para toda a equipe. Mas saiba que tais mudanças são bastante importantes e rentáveis para toda a empresa e, principalmente, para a sustentabilidade do planeta.

Veja algumas maneiras de manter uma frota sustentável:

Otimização de roteiros

Mesmo com todos os cuidados, sabemos o quanto carros a combustível são poluentes. Reduzir a quantidade de quilômetros rodados é uma boa forma de contribuir para a sustentabilidade.

Existem diversos caminhos para facilitar a definição de melhores rotas sem tirar o foco da produtividade. Um deles é o acompanhamento em tempo real do desempenho da frota (como o Alelo Frota).

Manutenções preventivas

A realização de manutenções periódicas faz com que a sua frota emita menos gases, evita a queima de combustíveis de forma desregulada, e garante um melhor desempenho para caminhões, por exemplo. Ou seja, uma manutenção em dia garante proteção ao meio ambiente (mesmo para veículos que não são novos), e economia para o bolso do transportador. 

E mais: A lavagem ecológica, além de ser tão eficiente quanto a tradicional, reduz os custos de limpeza e contribui para o meio ambiente.

Veja também:  Sua frota mais sustentável: lavagem ecológica de carros

Telemetria veicular

Como já vimos em Otimização de Roteiros, o acompanhamento em tempo real do desempenho da frota é bastante vantajoso para a economia sustentável.

Este acompanhamento faz parte da telemetria veicular, que é a coleta completa de dados de cada veículo para ajudar o gestor de frotas a gerenciar e otimizar as estratégias de negócio. Com ela, é possível coletar informações como quilômetros percorridos, velocidade, freadas, além do rastreamento e jornadas de trabalho. Tais informações são úteis para programar manutenções, escolher as melhores rotas e reduzir, além de gastos, impactos no meio ambiente.

Veja também: Telemetria veicular: a tecnologia a serviço da sua frota!

Abastecimento

Não precisa de muito para saber que os combustíveis andam ficando cada vez mais caros, tanto pro bolso quanto pro meio ambiente. Se você é gestor de frotas, existem alguns caminhos para reduzir tais gastos e, consequentemente, a poluição ambiental.

Um deles é a bomba interna. Você sabia que é possível ter um ponto de abastecimento dentro da sua empresa? Com ela, o controle de abastecimento fica muito mais eficiente e vantajoso. Te explicamos tudo sobre ela no texto Controle de abastecimento de frota disponível também aqui no Blog Veloe.

Benefícios de uma frota sustentável

São vários os benefícios da implementação de uma frota sustentável, sendo o principal deles a contribuição com a sustentabilidade e meio ambiente.

Além disso, essa contribuição também ajuda a manter a segurança dos funcionários, uma maior vida útil dos veículos, facilita a gestão da frota, e ainda reduz consideravelmente os custos operacionais de todas as ações da gestão.

Curtiu o conteúdo? Vem conferir mais dicas e informações sobre economia e sustentabilidade na gestão de frota no Blog Veloe

Conteúdos que podem ser do seu interesse