Saiba o que é telemetria veicular: a tecnologia a serviço da sua frota!

Gestão - 21 de outubro de 2021

Hoje em dia, todos os veículos emitem milhões de dados a todo momento. Como Stella Hiroki explicou em seu artigo escrito especialmente aqui pro nosso blog, seja pelo próprio sistema integrado do carro, pelo GPS ou aquele aplicativo que você usa para olhar o trânsito, a telemetria veicular gera dados muito importantes que estão aí para ajudar na mobilidade. Os dados também são grandes aliados dos gestores de frotas e têm ajudado a garantir mais segurança e economia para as empresas. Quer saber como? Nós vamos te explicar tudo nesse post!

O que é telemetria veicular?

Primeiro você tem que entender o que é telemetria. Telemetria significa a arte de medir distâncias remotamente. A telemetria veicular, portanto, é uma tecnologia que coleta dados e informações de um veículo de forma remota. Com essa tecnologia o sistema coleta, armazena e disponibiliza dados como localização exata, paradas, consumo de combustível e velocidade média para o gestor de frotas. Com base neles, o gestor pode tomar as melhores decisões para tornar a sua frota mais eficiente e econômica.

Como funciona a telemetria veicular?

Está se perguntando como toda essa “mágica” acontece? Vamos te explicar: um equipamento que emite sinais de rádio, rede de telefonia ou satélite é instalado em cada veículo da frota e são enviados a um servidor. Lá, os dados são interpretados pelo sistema de gestão e são gerados vários relatórios e dados de acordo com a necessidade de cada gestor de frotas, seja velocidade, consumo de combustível, qual o motorista faz o melhor percurso, e até mesmo temperatura do freio, óleo e água.  A Fórmula 1 faz bastante uso da telemetria veicular para saber o que está acontecendo com os carros. Os engenheiros usam esses dados para melhorá-los e até prever acidentes. 

Gestão de abastecimento

Com acesso aos dados de telemetria é possível saber porque um veículo está gastando mais combustível que outros. O uso dessa tecnologia permite ao gestor de frotas analisar os dados e fazer as melhores escolhas. Além disso, o consegue identificar quanto cada motorista gastou, em quais viagens, em quais horários e quais rotas, tudo isso bem esmiuçado. A partir dessas informações, é possível identificar as falhas dos motoristas, de gestão ou mesmo no veículo e criar planos de ação em cima disso.

Sistema de rastreamento

Com o sistema de telemetria você também consegue rastrear os veículos de sua frota acompanhando os percursos dos veículos, a distância percorrida, a velocidade máxima alcançada, o consumo de combustível e o tempo ocioso do motor. Você também consegue acompanhar onde cada veículo está, em tempo real, facilitando nas tomadas de decisões.

Roubos de veículos e de carga também são solucionados mais facilmente graças à telemetria. Ao perceber algum comportamento estranho do veículo é possível, mesmo remotamente, desligar o motor ou travar todas as portas.

Benefícios da Telemetria Veicular

Adotando esse sistema para a sua frota, você tem várias vantagens: saber como os seus motoristas estão se saindo no volante, quais carros gastam mais e menos combustível e o principal: mais segurança.

Como seu time está dirigindo?

Os bons resultados na telemetria são, boa parte deles, condicionados ao fator humano. O sistema irá te mostrar também se os motoristas estão seguindo as melhores rotas, se estão praticando a direção defensiva e se estão dirigindo na velocidade adequada para cada trecho. Essas informações permitem ao gestor identificar os melhores condutores e também saber aqueles que não estão cumprindo as regras e causando mais prejuízos do que benefícios para a empresa. 

Rotas mais eficientes

Com o fornecimento de dados precisos da telemetria, o gestor de frotas consegue tomar decisões mais assertivas com relação aos veículos que gerencia, tendo uma visão panorâmica do que ocorre com os carros e motoristas.  O próprio sistema traça rotas mais eficientes, rápidas e precisas, deixando todo o processo de gestão mais ágil. 

Previsão de chegada

Economize tempo e dinheiro: com a tecnologia de dados da telemetria muitos sistemas cruzam dados como trânsito e percurso para gerar rotas otimizadas para múltiplos endereços e veículos, gerando uma previsão de chegada e até de custo de combustível.

Telemetria Veicular é na Veloe!

Gostando de ver como toda essa tecnologia pode diminuir e muito o custo da sua frota? Aqui na Veloe temos várias soluções para deixar a sua gestão mais eficiente. Você pode acompanhar os seus carros em tempo real, criar rotas para seus veículos, ver as paradas e trajetos realizados pelos seus motoristas, excessos de velocidade e ainda compartilhar com o  seu cliente o tempo estimado de chegada! Você ainda conta com o aplicativo de gerenciamento verificar localização, ignição e velocidade de toda a frota em tempo real. Além disso, você também sabe qual motorista está associado a cada veículo no momento.

O seu motorista também tem acesso ao aplicativo com várias funcionalidades: conclusão de serviços e entregas, checklists de vistoria de veículos, equipamentos, carga ou serviços e alertas. Registrando dados sobre a frota em tempo real, as análises de desempenho ficam ainda melhores. Clique aqui e saiba mais!

Incrível ver como a tecnologia pode ajudar você e sua empresa a economizar mais. Quer ficar por dentro das últimas tendências sobre mobilidade? Confira todas as novidades no Blog Veloe!

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!