Controle de embreagem: faz mal ao carro?

Seu veículo - 10 de abril de 2023

Por mais que o controle de embreagem possa causar medo em muitos condutores, com as orientações e as dicas corretas é possível utilizar a função para dirigir com mais facilidade. Se você quer saber se essa técnica faz mal ao carro, conferir as melhores dicas e ter mais domínio na condução, siga a leitura no Blog Veloe e descubra tudo o que precisa saber sobre o controle de embreagem!

O que é o controle de embreagem?

Para quem começa a frequentar a autoescola e a aprender a dirigir, alguns comandos, pedais e funções do carro podem ser assustadoras, mas com o tempo, a prática e as dicas certas, ter domínio da direção pode ficar mais fácil do que parece.

Utilizado em carros manuais, o controle de embreagem é a prática de manter o veículo parado em subidas ou descidas sem a necessidade de uso do freio, fazendo uso apenas do acelerador e da embreagem. Embora o controle de embreagem seja uma manobra mais complexa, ela é extremamente útil nas pistas, e vai facilitar muitas situações para você na hora de dirigir.

Veja também: Quando fazer alinhamento e balanceamento?

Como fazer controle de embreagem?

Para que você realize o controle de embreagem de forma bem sucedida, é necessário treinar bastante na prática e conhecer bem cada situação na teoria. Confira a seguir como você deve fazer a manobra para cada caso.

Controle de embreagem na subida

No controle de embreagem na subida, sinalize usando a seta e mantenha os olhos nos retrovisores para posicionar o carro próximo ao meio-fio e, enquanto aproxima o veículo do meio-fio, acione a 1ª marcha. Quando o carro estiver alinhado ao meio-fio, mantenha o pé na meia-embreagem e a aceleração entre o 2 e o 3 do conta-giros. 

Para esse movimento, você deverá acionar o acelerador e a embreagem de maneira constante, sem encostar no freio. Caso o automóvel comece a recuar (ir para trás), é porque pisou-se com força em excesso na embreagem, por isso é preciso diminuir a força aplicada no pedal aos poucos até o veículo se estabilizar.

Controle de embreagem na descida

Diferente da subida, o controle de embreagem na descida é feito com a marcha ré engatada, e não com a 1ª marcha. Quando estiver em descida, alinhe o carro com o meio-fio e acione o freio enquanto pisa fundo na embreagem, fazendo o veículo parar. Feito isso, mantenha o freio e a embreagem acionados para engatar a marcha ré. Depois, suavize o pé na embreagem até alcançar a meia altura (ponto de controle da embreagem) e mantenha. Por fim, retire o pé do freio e pise no acelerador o suficiente para manter a aceleração entre o 2 e o 3 do conta-giros.

Controle de embreagem na baliza

Para fazer uma baliza de sucesso, comece alinhando o seu veículo com os carros já estacionados, caso haja algum. Mantenha seu veículo em ponto morto e acione o freio de mão, depois engate a primeira marcha, pise na embreagem até o final e acelere calmamente para movimentar o carro. Vá soltando a embreagem até sentir que o carro começa a se mover lentamente para a frente. Então, pare de acelerar e solte a embreagem até que o carro pare de se mover. 

Nesse processo, lembre-se de utilizar o retrovisor para ver se há espaço suficiente para a manobra e, então, comece a fazer a baliza. Pressione o pedal da embreagem e vá soltando até que sinta que o carro está começando a se mover para trás. Siga controlando a embreagem e acelerando de forma suave e gradual, enquanto movimenta o volante para manter o carro na posição desejada. Após deixar o veículo na posição desejada, pise no pedal de freio e acione o freio de mão, depois coloque o carro em ponto morto e desligue o motor.

Veja também: Aquaplanagem: o que é e como evitar?

Dicas para controle de embreagem na moto

Controlar a embreagem é essencial não só em carros manuais, mas também para qualquer motocicleta. Confira algumas dicas que podem te ajudar na hora de pilotar:

  • Encontre o ponto de engate da embreagem: O ponto de engate é o ponto em que a embreagem passa a transmitir a potência do motor para a roda traseira. Para encontrá-lo, pratique em uma área aberta e plana. Soltando a embreagem lentamente, você encontrará o ponto de engate quando sentir a moto começar a se mover.
  • Inicie a moto usando a embreagem: Ao iniciar a moto, segure a embreagem completamente apertada, engate a primeira marcha e comece a liberar lentamente a embreagem enquanto acelera um pouco.
  • A embreagem também serve para desacelerar: Aperte suavemente a embreagem enquanto diminui a aceleração e engata marchas menores, acelerando a motocicleta suavemente.
  • Use a embreagem para manobras de baixa velocidade: Mantenha a embreagem levemente acionada enquanto manobra a moto para frente e para trás em situações de baixa velocidade, como estacionar ou fazer uma volta em U.
  • Evite andar com a embreagem apertada: Esse hábito pode causar desgaste prematuro da embreagem e aumentar o risco de problemas piores no futuro, podendo ocasionar até mesmo acidentes.

Afinal, o controle de embreagem faz mal ao carro?

Caso a manobra seja feita da maneira correta, não! O controle de embreagem não faz mal ao carro! Isso porque o sistema de embreagem é feito para aguentar as situações pelas quais o veículo precisa passar, sendo projetado para aguentar a pressão e a frequência de uso.

Evitar usar a embreagem não te fará ser um melhor condutor, aprender a usá-la fará. Por isso, pesquise, estude, entenda e pratique como você pode utilizá-la da forma mais correta possível, além de evitar todos os hábitos que podem prejudicar o sistema da embreagem.

Se acalmou sobre a embreagem? Agora que você domina esse assunto, confira mais conteúdos como esse no Blog Veloe. Encontre diversos temas como transporte, cuidados com o veículo, CNH, viagens, trânsito e mais tópicos importantes para formar bons condutores.

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