Carro com GNV vale a pena?

Inovação - 7 de outubro de 2022

O que você sabe sobre combustíveis além da gasolina? Vamos te apresentar uma nova opção de abastecimento para carros, que pode ser uma solução muito mais econômica para você. Siga a leitura do Blog Veloe e saiba se vale a pena ter um carro com GNV!

O que é o GNV?

O Gás Natural Veicular, também conhecido pela sigla GNV, é um combustível fóssil derivado do gás natural, formado por uma mistura de hidrocarbonetos leves (como o metano). Além de menos poluente, o GNV é mais eficiente que alguns combustíveis comuns – como a gasolina – o que significa que agride menos o meio ambiente, e te ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.

De acordo com os estudos da Argonne National Laboratory,  que comparam a eficiência dos dois combustíveis, o GNV é cerca de 10% a 15% mais eficiente do que a gasolina, durando por um tempo maior.

Como o carro com GNV funciona?

Embora o combustível pareça muito inovador, o carro com GNV funciona de maneira parecida com um outro movido a gasolina. Primeiramente, o carro deve possuir alguns equipamentos essenciais para que o combustível seja usado.

Os principais elementos a serem instalados são um reservatório, uma válvula de controle, uma mangueira e um injetor próprios para GNV. Em geral, o custo médio para instalação do sistema em um carro gira em torno de RS5.000,00 – fora as inspeções anuais. 

É importante ressaltar que o GNV não pode ser colocado em todo tipo de carro. Apenas alguns modelos são projetados e podem ser adaptados para isso, por isso, antes de converter o seu carro para GNV, é importante verificar se o seu modelo de carro é compatível.

Tendo instalado os equipamentos, basta abastecer em um posto de gasolina, injetando o gás no motor, onde é queimado para produzir energia que move o carro. 

Veja também: Álcool ou Gasolina? Como escolher o combustível do seu carro?

Algumas dúvidas sobre os carros com GNV

Por ser um tipo de combustível pouco comentado ainda nos dias de hoje, separamos as principais dúvidas referente aos carros com GNV. Confira só: 

Como é feita a vistoria?

Realizada pelo menos uma vez ao ano, a vistoria de GNV é feita por um técnico credenciado e autorizado pela ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O técnico irá inspecionar todo o sistema do veículo, incluindo cilindro de GNV, válvula de segurança, tubulação e redutor de pressão. Por fim, o técnico vai verificar se o veículo está em conformidade com as normas da ANP, caso esteja, vai emitir um certificado de vistoria.

O GNV é prejudicial ao motor?

A premissa de que o GNV prejudica o motor é falsa. O que ocorre é que pessoas adeptas ao combustível devem fazer vistorias com uma maior frequência, a fim de manter tudo em ordem e garantir que o sistema esteja dentro das condições adequadas.

O GNV é ecológico?

Além de render mais, o GNV também é ecológico, pois é considerado um limpo (que emite menos gases poluentes na atmosfera) e renovável (o que significa dizer que ele pode ser produzido a partir de uma fonte que será renovada ou reposta naturalmente).
No caso do GNV, a fonte é o metano, que é um gás produzido na natureza.

Veja também: Carros Elétricos no Brasil: Tendência de Mobilidade?

Perda da garantia

Para utilizar o GNV como combustível, os carros precisam ser adaptados para o seu uso. Por isso, ao comprar um carro 0km e instalar os equipamentos, você pode perder a garantia do fabricante do veículo, mas cabe ressaltar que a perda geralmente é limitada ao sistema de GNV e às partes que foram modificadas, e não ao carro como um todo. 

Carro com GNV explode?

Quando o kit GNV é bem instalado e  recebe uma manutenção adequada, o GNV é um combustível extremamente seguro, além de carregar outros benefícios, como já ressaltado aqui. Entretanto, caso as vistorias não sejam realizadas, a instalação seja feita de maneira incorreta ou o abastecimento passe do limite, uma explosão pode sim acontecer. Caso se certifique de que a vistoria seja feita no prazo apropriado e que o frentista não exagere na hora de abastecer, pode se tornar adepto do combustível sem ter que se preocupar, pois os carros com GNV são tão seguros quanto todos os outros.

E aí, gostou de saber? Para conferir mais conteúdos de combustível, trânsito, viagens, CNH e muito mais, acompanhe o Blog Veloe e conheça assuntos exclusivos. Vai perder?

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!