Categorias de CNH: conheça todas as opções!

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente - 8 de setembro de 2022

Você sabia que existem 6 tipos de  categorias de CNH, sendo uma ideal para cada tipo de veículo? Siga a leitura para conhecer todas as opções, e os detalhes de cada habilitação!

O que eu preciso para tirar minha CNH?

Para muitos brasileiros, tirar a CNH aos 18 anos é a realização de um sonho. O que muita gente não imagina, é que o processo não costuma ser tão rápido. Para facilitar o desenvolvimento deste primeiro, e grande passo na vida como motorista, separamos algumas dicas de “por onde começar” e “quais documentos são necessários para tirar/levar”.

Confira tudo que você precisa para tirar a CNH:

  • O primeiro passo, depois de ter 18 anos completos, saber ler e escrever, é agendar um horário no no DETRAN ou o Ciretran da sua cidade, para comparecer pessoalmente com RG e CPF em mãos a fim de fazer o cadastro e registro biométrico. Esse agendamento pode ser feito pelo próprio site!
  • Após o cadastro, é necessário realizar exames médicos solicitados (como de visão, pressão e eficiência motora) e o psicotécnico, pagando taxas para cada exame que, atualmente, giram em torno de R$90,00. É válido lembrar que todos os exames devem ser realizados por especialistas autorizados pelo órgão.
  • Após os exames, é necessário se inscrever num Centro de Formação de Condutores (CFC), as famosas autoescolas, para realizar o curso teórico (de 45 horas/aula), o curso prático (de 25 horas/aula) e o teste prático, que será definitivo na conquista da sua carteira.

Conheça as categorias presentes no Brasil

Existem 6 categorias de CNH presentes no Brasil, sendo que cada uma delas se destina a um tipo de veículo. Entenda cada uma das categorias a seguir:

Categoria de CNH ACC

A categoria de CNH ACC nada mais é do que a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Ou seja, serve para a condução de bicicletas motorizadas e ciclomotor/cinquentinha. A diferença entre a habilitação para motos, é que na ACC os veículos possuem cilindrada que não exceda 50 centímetros cúbicos e que a velocidade não passe de 50km/h.

Categoria de CNH A

A categoria de CNH A é para os motoqueiros! A habilitação permite a pilotagem de veículos motorizados de duas ou três rodas, como motos, motonetas e triciclos.

Categoria de CNH B

Na CNH B, os motoristas estarão habilitados a conduzir veículos que possuam 8 vagas ou menos (sem contar o motorista) e que não excedam os 3.500kg, como automóveis, pick ups, vans e utilitários.

Categoria de CNH C

Por incrível que pareça, o C não representa apenas os Caminhões! A categoria de CNH C permite a condução de veículos como caminhões, caminhonetes e vans de carga, cujo peso total exceda 3.500kg.

Categoria de CNH D

A categoria de CNH D se destina ao transporte de passageiros de veículos grandes, que excedam 8 lugares (sem contar o motorista), como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

Categoria de CNH E

Por fim, a categoria de CNH é um pouco mais específica: se destina a motoristas que condvevvvvvvvvuzem veículos que carregam outros veículos ou trailers, reboques e outras unidades acopladas. Como exemplos, temos o famoso “ônibus sanfona”, um carro que conduz um trailer ou um caminhão tracionando duas carretas.

Conheça a nova CNH 2022

Você sabia que a CNH mudou em 2022? Se ainda não sabe sobre a mudança ou não conferiu ainda, separamos um conteúdo especial para você entender tudo o que há de novo, como alterações, segurança, validade e troca!

Confira: Nova CNH 2022: como fica e o que você precisa saber

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de categorias da CNH, venha conferir mais conteúdos como esse no Blog Veloe e acesse assuntos sobre transporte, trânsito, mobilidade e muito mais!

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!