Seis dicas para uma gestão de frotas eficiente

Controle e gestão - 21 de julho de 2021

Uma boa gestão de frotas resulta em mais eficiência para a sua empresa. Afinal, gerir uma frota significa planejar, tomar decisões adequadas, resolver problemas rapidamente e economizar, claro.

Qualquer empresa, independentemente do tamanho da frota, sendo ela leve ou pesada, deve pensar em como gerenciar os seus veículos.

Para isso, é necessário pensar em estratégias e traçar planos para que a frota trabalhe ou desempenhe seu papel com mais eficiência, reduzindo os riscos e os custos.

Aqui vamos compartilhar 6 dicas para ajudar no gerenciamento da sua frota.

Como criar um gerenciamento de frota eficiente?

1. Faça uma lista dos veículos, gastos com combustíveis e manutenção

Identificar a estrutura de veículos disponível no momento é o primeiro passo para começar o gerenciamento da sua frota. Faça uma lista de todos os veículos, quanto sua empresa gasta com manutenção e combustível, sejam eles motos, caminhões ou carros. Assim fica mais fácil de visualizar as informações importantes para cruzar e identificar oportunidades.

2. Elabore uma previsão de despesa

Outro ponto que precisa ser observado ao fazer a gestão de frota é conhecer os valores gastos pela sua empresa e pelos motoristas: viagens, substituição de peças, despesas dos funcionários, contratados e pedágios, por exemplo. Para diminuir o custo e coordenar melhor as logísticas de dentro da sua empresa é necessário saber de onde vem as maiores despesas.

Uma alternativa, por exemplo, é instalar o adesivo Veloe em sua frota, evitando filas em pedágios e estacionamentos. Veloe está presente em 100% das rodovias pedagiadas do país e diversos estacionamentos, aeroportos e centros comerciais. Você pode receber ou fazer o pagamento do vale-pedágio obrigatório de forma digital, com facilidade e segurança.

3. Treine os seus motoristas

Treinamentos e palestras também são importantes para que os seus motoristas aprendam a dirigir de maneira segura e econômica. Debates sobre segurança no trânsito, com foco no comportamento do motorista na direção e interações constantes ajudam a sua empresa a conhecer melhor os colaboradores que estão à frente dos veículos de sua frota, mapeando quais as suas principais habilidades e limitações.

Nós da Veloe estamos sempre atentos à segurança do motorista que se desloca todos os dias nas rodovias. Recentemente fizemos uma live com especialistas em mobilidade para debater as melhores práticas para motoristas e gestores do viário urbano, tendências e o papel da tecnologia na promoção de uma mobilidade mais inteligente e segura. Clique aqui e assista!

4. Desenvolva uma política da empresa e estabeleça metas para os colaboradores

Para criar a cultura da empresa é fundamental estabelecer regras e normas internas, além de uniformizar os serviços e produtos oferecidos. A partir dos resultados do gerenciamento de frotas, você também pode estabelecer metas para a sua equipe e planejar o futuro do seu setor. Esse planejamento reflete diretamente no andamento do seu negócio, crescimento e reconhecimento da empresa.

5. Faça manutenções preventivas na sua frota

Pode ser contraintuitivo, mas as manutenções preventivas ajudam a economizar ainda mais com a sua frota. Fazer as revisões dos veículos é algo que deve estar dentro das prioridades da sua empresa, pois ajuda na prevenção de gastos com equipamentos mais caros e/ou acidentes.

Por isso, manter um calendário de manutenções da frota sempre organizado, otimiza tempo, possibilita manter opções de revezamento de veículos e evita problemas de logísticas para a sua empresa.

6. Utilize sistemas de gestão

Uma boa alternativa para gerenciar todas essas informações são as planilhas manuais, mas principalmente um sistema de gestão de frota.

O Alelo Frota é uma plataforma que permite total controle e gestão das despesas automotivas de sua frota. Abastecendo com os cartões Alelo Frota, você tem controle sobre o uso, acompanha indicadores e ainda pode configurar as regras de utilização do cartão da forma mais adequada para sua empresa

Além disso, disponibiliza uma variedade de serviços que facilitam a gestão diária, como gestão inteligente de manutenção, facilitando o controle das manutenções preventivas e corretivas dos veículos, recolha de notas fiscais, para empresas que se beneficiam da restituição de ICMS, gestão de documentos e multas com suporte total na gestão de multas, licenciamento, IPVA e pontos da CNH dos seus motoristas e muito mais. Alelo Frota é aceito em mais de 28 mil estabelecimentos comerciais pelo Brasil, incluindo: postos de combustível, serviços automotivos, estacionamentos e lava-rápido.

Conteúdos que podem ser do seu interesse