Seis destinos para viajar para o campo no feriado

Simplicidade - 3 de setembro de 2021

O Brasil é imenso e tem tipos de viagens para todos os gostos: das cachoeiras às praias, do frio ao calor. Fazer uma viagem legal sem gastar muito é super possível. Basta fazer um planejamento simples, algumas continhas e cair na estrada sem medo de se apertar com os custos.

O feriado está chegando e o clima de inverno pode ser uma ótima opção para aproveitar destinos no campo, serra e montanha em uma viagem de casal, com a família ou até mesmo reunir alguns poucos amigos e curtir o recesso com segurança.  E não se esqueça de preparar seu carro para viajar com segurança e tranquilidade. Confira!

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Conhecida como a capital do vinho é o local perfeito para quem busca sossego, natureza, história, boa gastronomia e dias românticos. Bento Gonçalves está localizada na Serra Gaúcha, a pouco mais de 120 quilômetros de Porto Alegre.

Se você está em Gramado, uma dica é ir de Maria Fumaça até Bento Gonçalves. As paisagens são de tirar o fôlego e ainda passa pelas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, retratados no passeio de trem.

A cidade ainda oferece vários roteiros turísticos, como o Caminhos de Pedra, onde se pode ver casas históricas e vinícolas em todo o percurso; “La Fontana”, um chafariz que jorra água na cor de vinho tinto, local imperdível para fotos ou o Museu do Imigrante, tombado como Patrimônio Histórico.

Um passeio imperdível para quem vai a Bento Gonçalves é ao Vale dos Vinhedos, que inclui paisagens lindas e uma imersão à cultura dos imigrantes italianos, representada pela hospitalidade nos serviços oferecidos, pela gastronomia farta e, claro, pelas vinícolas.

Gramado – Rio Grande do Sul

Gramado é um dos principais destinos turísticos do país para quem quer aproveitar o clima mais frio e se sentir um pouco na Europa. Se você estiver buscando uma viagem romântica ou em família, a cidade oferece opções para todos os gostos.

Seja na primavera, quando a cidade está super florida ou no inverno, para aproveitar as baixas temperaturas, Gramado é um destino para todas as idades, com várias atrações e paisagens belíssimas.

Andar na Rua Coberta, uma das principais ruas de Gramado, conhecer o Lago Negro, ir no parque a céu aberto Mini Mundo, visitar a Igreja São Pedro e fonte do amor eterno são alguns dos roteiros preferidos dos turistas. Não podemos esquecer também das famosas fábricas de chocolate! Geralmente essas fábricas abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate e algumas até possuem espaço temático.

Caldas Novas – Goiás

Suas fontes de água com temperaturas que variam entre 36 e 70°C são o grande motivo de Caldas Novas fazer sucesso como destino turístico. Localizada a 300km de Brasília, a cidade é considerada a maior estância hidrotermal do mundo, onde muitos acreditam que as águas naturais tem propriedades terapêuticas.

O Parque Estadual da Serra de Caldas, entre as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, tem programação para os mais aventureiros, com trilhas, banhos nas quedas da Cascatinha e do Paredão. Ainda no tour pela reserva, aprecie a flora e a fauna típicas do cerrado.

Os parques aquáticos são muitos, mas o destaque vai para Lagoa Termas Parque, onde fica a Lagoa Quente de Piratiginga. O local é mais antigo e pequeno, mas também pode ser uma alternativa para curtir as piscinas naturais.  Para além dos parques aquáticos, Caldas Novas tem o Casarão dos Gonzaga, considerada a primeira casa da cidade; a praça Mestre Orlando, onde fica a igreja Matriz e o movimento dos bares e restaurantes ao redor durante a noite.

Campos do Jordão – São Paulo

Pertinho de São Paulo, Campos do Jordão é um lugar cercado pelas montanhas, influenciado pela cultura europeia e cheio de restaurantes e bares badalados. Uma das atrações é o Parque da Cerveja, onde dá para conhecer o processo de fabricação da cerveja e ainda aproveitar o mirante com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira.

Outra atração é o Parque Capivari, onde dá para alugar pedalinhos, visitar a estação de onde parte a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, andar na roda gigante e também no teleférico, que faz o trajeto entre a cidade e o alto do Morro do Elefante, que oferece uma vista panorâmica da cidade.

O Palácio Boa Vista, mais conhecido por Palácio do Governo, desde 1964 residência de inverno dos governadores paulistas, atraem os turistas pelo seu acervo com obras de Di Cavalcanti, Portinari e outros pintores brasileiros. A mais procurada é Operários, de Tarsila do Amaral.

Monte Verde – Minas Gerais

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, em Minas Gerais e fica bem na divisa com o estado de São Paulo

Se você está procurando um destino mais calmo, romântico ou cheio de aventuras, com certeza Monte Verde é uma das opções. As temperaturas mais baixas imperam em quase todo o ano na cidade, raramente ultrapassa os 24ºC. Dos restaurantes com fondue e hotéis com lareiras ao ecoturismo e aventura, Monte Verde oferece programações para todos s gostos.

Se você busca por aventura, pode apostar nas trilhas, como a Trilha do Pinheiro Velho, que passa por árvores centenárias, como um pinheiro de mais de 500 anos. Outra opção é a Trilha da Pedra do Chapéu do Bispo, que tem um percurso menos íngreme e com mirantes pelo caminho. A Trilha da Pedra Redonda tem um nível maior de dificuldade, por apresentar mais inclinações. Nela pode ser visto onde Minas Gerais e São Paulo se encontram e a vista impressiona.

Se você procura algo mais romântico, a paisagem serrana já contribui demais para isso, além dos hotéis aconchegantes com lareiras, dá para fazer um tour gastronômico nos mais diversos bares e restaurantes movimentados principalmente antes e depois do jantar.

 Petrópolis – Rio de Janeiro

Petrópolis foi praticamente fundada por conta do calor. Para fugir das altas temperaturas do Rio de Janeiro, Dom Pedro II e toda a realeza buscavam o clima ameno da serra para passar os meses de verão e daí que a cidade ficou conhecida. Vários palácios foram erguidos e hoje a cidade preserva várias construções desse gênero, algumas abertas à visitação, nas famosas Avenida Koeller e Rua da Imperatriz.

Também entre essas duas ruas é possível conhecer a Catedral de São Pedro de Alcântara, onde fica o Mausoléu Imperial, com os restos mortais de Dom Pedro II. Também por perto está o Museu Imperial, residência da nobreza nos verões do século 19 e a casa de Santos Dumont, conhecida como “Encantada”, que exibe todas as invenções do pai da aviação.

Para os amantes da cerveja, a pedida é visitar o museu da Cervejaria Bohemia, na antiga fábrica de 1853. Também vale a pena conhecer o Palácio Rio Negro, Casa da Ipiranga e o Palácio de Cristal, além do exuberante Palácio Quitandinha, que foi o maior cassino do Brasil na década de 40. Para quem gosta de longas caminhadas, a pedida é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com mais de 200 Km de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Seja qual for o destino que você escolher, não esqueça de colocar o adesivo Veloe no seu carro! Assim você garante passagem pelos pedágios sem enfrentar filas e ainda em mais de 400 estacionamentos de rua, shoppings, aeroportos e centros comerciais. Ver cobertura.

Conteúdos que podem ser do seu interesse