Rodízio de carros em São Paulo: como funciona?
Seu veículo - 30 de janeiro de 2023
Para suportar o movimento dos 31,4 milhões de veículos que circulam pela cidade de São Paulo, a grande metrópole possui um esquema diferente em suas regras de trânsito: o rodízio de carros. Siga a leitura do Blog Veloe e confira!
O que é rodízio de carros?
O rodízio de veículos é uma medida municipal criada com o objetivo de reduzir a quantidade de automóveis em circulação. A motivação para essa prática pode ser bastante diversa: em São Paulo, por exemplo, ela tem o intuito de gerar menos engarrafamentos durante horários de pico.
Entretanto, em outros países, a prática já foi utilizada para reduzir a poluição ou até mesmo para controlar a circulação de veículos antigos pelas ruas.
A metrópole paulistana é a única cidade do Brasil que segue essa prática, oficializada como lei municipal desde 1997.
Quais as zonas de rodízio em SP?
O rodízio de carros em São Paulo funciona apenas nos trechos que compõem o Centro Expandido, área localizada ao redor do centro histórico da capital.
Confira as seguintes áreas que participam do rodízio:
- Marginal do Rio Tietê
- Marginal do Rio Pinheiros
- Avenida dos Bandeirantes
- Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay
- Complexo Viário Maria Maluf
- Avenida Presidente Tancredo Neves
- Avenida das Juntas Provisórias
- Viaduto Grande São Paulo
- Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo
- Avenida Salim Farah Maluf
Como funciona o rodízio de carros?
O rodízio de carros ocorre de segunda a sexta-feira e, segundo determinação da Prefeitura de São Paulo, a escolha dos veículos proibidos de circular pelo Centro são feitas através do dia da semana, o último número da placa do carro e durante os dois períodos de maior movimentação no trânsito paulista.
Divisão do rodízio de carros em São Paulo:
- Segunda-feira: Carros com final da placa 1 e 2 não podem circular entre os períodos 7h às 10h e 17h às 20h
- Terça-feira: Carros com final da placa 3 e 4 não podem circular entre os períodos 7h às 10h e 17h às 20h
- Quarta-feira: Carros com final da placa 5 e 6 não podem circular entre os períodos 7h às 10h e 17h às 20h
- Quinta-feira: Carros com final da placa 7 e 8 não podem circular entre os períodos 7h às 10h e 17h às 20h
- Sexta-feira: Carros com final da placa 9 e 0 não podem circular entre os períodos 7h às 10h e 17h às 20h
Vale ressaltar que a lei não funciona durante finais de semana e feriados. Mas atenção: o rodízio funciona para todos os veículos que circulam, até mesmo aqueles que são registrados em outros estados.
Qual o valor da multa por não cumprir o horário do rodízio de carros?
Caso o motorista não siga as diretrizes do rodízio de carros do município, ele está sujeito a multa no valor de R$130,16 e até receber 4 pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mas, caso você ache que a infração foi injusta, é possível recorrer através de um recurso de multa. Confira o passo a passo no Blog Veloe!
Isenção do rodízio de carros em São Paulo
Caso você transporte pessoas com deficiência, doença crônica que comprometa a mobilidade ou que estejam em tratamento debilitante de doença grave é possível ser isentado do rodízio de carros.
O munícipe que se enquadre nas regras de isenção, mas não estiver cadastrado, tem a opção de recorrer à autuação junto à Divisão de Autorização e apresentar os documentos necessários para solicitar o cancelamento.
É preciso agendar e levar os seguintes comprovantes:
- Atestado médico legível, recente (emitido há no máximo três meses), comprovando a deficiência, doença crônica ou a necessidade de tratamento médico continuado debilitante de doença grave, contendo as seguintes informações:
- Descrição da deficiência ou da doença crônica, explicitando que implicam no comprometimento de mobilidade temporária ou permanente;
- Carimbo com nome, CRM e assinatura do médico responsável;
Deseja ter acesso a mais conteúdos como esse? Acesse o Blog Veloe para descomplicar a sua vida!