Quando trocar os pneus? Saiba a hora certa!

Mobilidade - 24 de fevereiro de 2022

Tão importante quanto o motor, os pneus dos veículos também precisam da atenção do condutor. Você sabia que eles têm prazo de validade? Não? Neste post vamos tirar todas as suas dúvidas e desvendar os mistérios para você saber quando trocar os pneus e como sua conservação deve ser feita. Confira!

O que causa o desgaste nos pneus?

Muitos são os fatores que influenciam e antecipam o processo de desgaste dos pneus. Os principais são:

  • ângulo de suspensão incorreto;
  • vícios de direção;
  • má conservação do asfalto em alguns locais;
  • alinhamento mal feito;
  • pneus não indicados pelo fabricante. 

Outra ação que influencia na deterioração das rodas e antecipa a hora de trocar o pneu é a má condução do veículo. 

Qual o limite de uso dos pneus?

Talvez você não saiba, mas o seu pneu pode te dar essa informação. Há uma marcação, no próprio pneu, que indica o desgaste máximo permitido pelo Código Nacional de Trânsito. 

A lei determina que a profundidade mínima dos sulcos não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco até a parte mais externa da banda de rodagem. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. 

Para se afastar dos riscos de acidentes e das desagradáveis multas, a revisão dos pneus deve ser feita no máximo a cada 5 a 10 mil quilômetros

Qual a vida útil de um pneu novo?

Alguns especialistas falam que um pneu dura, em média, de 30 mil e 70 mil quilômetros, apesar de não existir um consenso sobre o tema. Porém, esse tempo varia também de acordo com o uso do veículo. O ideal é que, após cinco anos da fabricação, o conjunto de rodas e pneus do veículo seja trocado, independente da quilometragem. 

Aliás, você sabia que os pneus têm data de validade? Dá para verificar a data da fabricação na lateral do pneu, indicada por quatro algarismos. Os dois primeiros mostram a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Por exemplo, em um pneu com o número 3421, significa que ele foi feito na 34ª semana de 2021.

Principais cuidados com o pneu

Usar pneus iguais

Se precisar trocar os pneus do seu carro, existem alguns cuidados que você deve tomar antes. Nesse caso, é importante olhar o manual do seu veículo e checar a marca e a numeração do aro que o fabricante indica. A recomendação é não comprar um único pneu de marca diferente e sempre fazer as trocas em pares: os dois pneus dianteiros e os dois traseiros. 

A combinação de pneus diferentes no mesmo eixo do veículo provoca um comportamento imprevisível, colocando todos do carro em risco e comprometendo a estabilidade do carro, que pode tender para um dos lados durante uma frenagem brusca, além de reduzir a capacidade de controle em curvas. 

Rodízio de pneus a cada 10 mil kms rodados

Os pneus dianteiros sofrem desgaste maior porque suportam mais peso do que os traseiros. Além do esforço da tração, os pneus da dianteira são os responsáveis pelas frenagens, fazendo com que eles estraguem mais rapidamente. Por isso, a maioria dos fabricantes recomenda o rodízio após 5 mil e 10 mil km rodados, colocando também o estepe.

Manutenção do carro

De nada adianta cuidar dos pneus se você não cuida do principal: o seu carro. A falta de atenção com a suspensão, amortecedores e freios influencia no desgaste precoce do seu veículo. 

A cada 5 mil quilômetros rodados é importante fazer também o balanceamento e o alinhamento, bem como a checagem dos componentes internos do carro, onde geralmente se concentram os maiores danos.

Veja também: Manutenção de veículos durante a pandemia: como fazer? 

Calibrar os pneus

Lembre-se sempre de olhar o manual do seu carro e ver a indicação de libras que o fabricante recomenda. Quinzenalmente, coloque na sua rotina calibrar os pneus. Todos os pneus devem ser calibrados para que o desgaste irregular seja evitado, e deve ser feita com os pneus frios.

Dirigir de maneira consciente

Outra prática que influencia na preservação dos pneus é a maneira como o motorista dirige. Quanto mais você pratica a direção defensiva, mais as rodas do seu veículo estarão a salvo!

Frenagens bruscas, acelerações agressivas e manobras perigosas aceleram o desgaste do carro, portanto, tenha cuidado. Dirigir exige responsabilidade com você e com todos que estão no trânsito.

Veja também: Direção defensiva: por que é tão importante? 

Atenção com as especificações do seu veículo quando trocar os pneus

Muita gente não costuma olhar, mas todo carro vem com manual de instruções, com todas as informações para que o seu veículo funcione da melhor maneira possível. Por isso, sempre que tiver alguma dúvida, recorra a ele, especialmente se for trocar o pneu. Lá você encontra referências de calibragem, trocas, dicas de uso e de segurança!

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você sabe quando trocar os pneus, siga a leitura no Blog Veloe e veja muitos outros artigos sobre manutenção de carros, viagens e mobilidade!

Conteúdos que podem ser do seu interesse