Por que utilizar um sistema de gestão de frotas?

Controle e gestão - 13 de janeiro de 2022

A gestão de frotas é um desafio para muitas empresas e, por isso, é preciso criar rotinas de trabalho para que o gerenciamento seja feito de maneira adequada. Nesse post iremos detalhar como um bom sistema de gestão pode te ajudar na hora de economizar e tornar a sua frota ainda mais eficiente!

Qual a importância da gestão de frotas?

O gerenciamento de frotas é um dos “corações” de uma empresa. O setor fica responsável por cuidar das papeladas dos motoristas, relatórios de quilometragem, trajetos, gastos com combustível, manutenção, pedágios e estacionamentos. 

Todos esses cuidados demonstram que o controle de frota de veículos exige bastante cuidado com os dados. Afinal, nem sempre uma planilha dá conta de tudo, uma vez que pode ficar dias pendente de atualização e o gerente acaba sem saber o que está acontecendo com a sua frota. Além disso, os custos são variáveis e são necessários muitos cálculos para economizar e gerar mais desempenho dos seus veículos. 

Praticidade para o gestor no dia a dia

Para otimizar o tempo e administrar bem os veículos, muitas empresas adotam o uso de um sistema de gestão de frotas. Afinal, é bem mais difícil ter o controle das trocas de óleo, gastos com combustível e outras demandas de dezenas de veículos usando apenas papel e caneta. 

Ferramentas de gestão de frotas

Com o passar do tempo, as ferramentas de gestão de frotas foram se modernizando. Desde o checklist feito no papel, passando pelas planilhas de Excel, sistema ERP, telemetria, checklists digitais e plataformas de automação de processos, existem diversas ferramentas utilizadas para a gestão, de acordo com cada tipo e tamanho de empresa e de frota.

Que tal conhecer o serviço Veloe de gestão de frotas e tornar a sua empresa ainda mais eficiente? Basta clicar no link!

Como fazer uma boa gestão de frotas?

Um bom gerenciamento resulta em mais eficiência para sua empresa. Afinal, administrar uma frota significa planejar, tomar decisões adequadas, resolver problemas rapidamente e economizar. Qualquer empresa, independentemente do tamanho dos seus veículos, leves ou pesados, deve planejar como administrar os seus carros. 

Para isso, é necessário pensar em estratégias para que a frota desempenhe seu papel com mais eficiência, reduzindo os riscos e os custos. Para atingir essas metas, se liga nas nossas dicas: 

  1. Faça uma lista dos veículos, gastos com combustíveis e manutenção;
  2. Elabore uma previsão de despesa;
  3. Treine os seus motoristas;
  4. Desenvolva uma política da empresa e estabeleça metas para os colaboradores;
  5. Faça manutenções preventivas na sua frota;
  6. Utilize sistemas de gestão.

Controle de manutenção de frotas

Uma boa gestão de frotas depende também da manutenção adequada dos veículos, o que envolve a execução de ações pensadas em aumentar a vida útil dos carros, como revisões preventivas. Não se trata apenas de solucionar os problemas com eficiência, mas, principalmente, de se adiantar aos problemas. 

O controle de manutenção garante que a frota esteja em dia, trazendo redução de custos e eficiência operacional, evitando uma série de dores de cabeça, desde a má administração dos recursos até a redução significativa de acidentes.

De acordo com um levantamento interno da Veloe, empresas que contratam soluções de gestão de manutenção de frota alcançam índices de até 31% de economia!

Saiba mais em: Controle de manutenção de frota: mais economia e eficiência 

Gastos com pedágios

Com o adesivo Veloe de pedágio nos veículos, a gestão da frota pode dispensar as velhas planilhas e arquivos de reembolso e os colaboradores de sua empresa ficam livres de filas de pedágio e guichês de estacionamento.

O adesivo permite acompanhar todos os dados em tempo real, quando quiser e tudo centralizado no aplicativo ou site da empresa. Os relatórios gerenciais obtidos ao utilizar os sistemas de adesivos podem ser filtrados por veículo, período e até pelo tipo de estabelecimento em que ela foi utilizada. Tudo em uma plataforma super fácil de usar. 

A gestão de custos de frotas eficiente, com controle detalhado e automatizado das despesas com pedágios, é fundamental para você melhorar a produtividade, reduzir erros e minimizar perdas.

Saiba mais em: Controle de frota: gastos com pedágios 

Telemetria Veicular

Outro recurso que pode ajudar aos gestores de frota é a telemetria veicular, sistema que coleta dados e informações de um veículo de forma remota. 

Com essa tecnologia, é possível pesquisar, armazenar e disponibilizar dados como localização exata, paradas, consumo de combustível e velocidade média para o gestor de frotas, que tem à mão informações precisas para tomar as melhores decisões e tornar a sua frota mais eficiente.

O acesso aos dados da telemetria veicular permite ao gestor saber por que um veículo está gastando mais combustível que outros. Além disso, é possível identificar quanto cada motorista gastou, em quais viagens, em quais horários e quais rotas, tudo isso bem esmiuçado. A partir dessas informações, pode-se identificar as falhas dos motoristas, de gestão ou mesmo no veículo e criar planos de ação em cima disso.

Controle de combustível

Não tem como fugir: na operação de uma frota, os custos mais relevantes são com manutenção e preço do combustível. Por isso, o gestor deve estar atento a esses itens e buscar o controle e diminuição dos gastos, definir metas que sejam alcançáveis, avaliar as opções de abastecimento e negociar o preço do combustível aproveitando o volume de veículos da sua frota.

Saiba mais: 6 dicas para uma gestão de frotas eficiente 

Para ajudar com toda essa operacionalização, o App e Portal Minha Frota oferecem total controle e gestão das despesas automotivas dos veículos. Ao abastecer com os cartões Alelo Frota, você tem uma visão sobre o uso, acompanha indicadores e pode configurar as regras de utilização do cartão da forma mais adequada para sua empresa.

Além disso, é possível acessar uma variedade de serviços para o dia-a-dia, como o roteirizador que mostra dentro do trajeto do motorista, os preços de todos os postos credenciados no caminho. Tenha acesso também a uma gestão inteligente de manutenção para facilitar o controle das manutenções preventivas e corretivas dos veículos.

Outra vantagem é que o recolhimento de notas fiscais para empresas que se beneficiam da restituição de ICMS fica mais simples. Faça também a gestão de documentos e multas, com suporte total na gestão de multas, licenciamento, IPVA e muito mais. 

Alelo Frota é aceito em mais de 29 mil estabelecimentos comerciais pelo Brasil, incluindo: postos de combustível, serviços automotivos, estacionamentos e lava-rápido.

Gostou do conteúdo? Para essas e muitas outras dicas sobre gestão de frotas e mobilidade urbana siga a leitura no Blog Veloe.

Conteúdos que podem ser do seu interesse