Museus de São Paulo: as visitas virtuais mais encantadoras

Viagens e Entretenimento - 9 de novembro de 2020

Para quem curte viajar, o momento está sendo bem complicado. Mesmo que dentro de você more uma vontade imensa de pegar a estrada, o mais importante agora é, se puder, ficar em casa.

No entanto, isso não precisa ser sinônimo de tédio e falta do que fazer. Você sabia que dá para você fazer várias coisas usando a internet? Não, não estamos falando de ver um vídeo ou ouvir um podcast, mas de coisas bem mais imersivas e interativas.

Já pensou em visitar um museu em plena quarentena? Nós queremos que você se divirta enquanto fica em casa em segurança, por isso, separamos abaixo alguns tours virtuais por museus paulistas que valem o ingresso! Acompanhe.

Próxima parada: museus paulistas.

Museu do Café

Localizado quase nas margens do porto de Santos, o Museu do Café é uma tradução perfeita da grandeza trazida pelo café durante os séculos 19 e 20.

O museu era a Bolsa de Valores do Café brasileiro. Toda a produção era vendida ali e, na sequência, encaminhada para o vizinho do museu, que é justamente o Porto de Santos, o maior da América Latina.

Museu do Café. Santos, Brasil

No tour virtual, você pode visitar três exposições do museu paulista:

  • Palácio da Bolsa Oficial do Café;
  • Memórias da Praça;
  • e Benedicto Calixto.

Todas elas trazem um pouco da história do Brasil e da cidade para a tela do seu computador.

O legal do Museu do Café é justamente que ele não é só um prédio com lembranças do passado, ele mesmo é uma memória viva da época. Vale a pena conhecer para entender muito sobre o nosso país, a economia do fim do Império, começo da República e a chegada dos europeus por aqui.

Museu da Imigração

Museu da Imigração do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil.

Por falar em chegada dos Europeus, o segundo museu virtual da lista é dedicado totalmente às homenagens e reconhecimento dos povos que chegaram aqui no Brasil.

O Museu da Imigração está localizado no centro histórico da Cidade de São Paulo e possui um acervo curado com o objetivo de contar a história da chegada dos imigrantes a cidade.

Ele fica localizado na antiga Hospedaria dos Imigrantes, local onde os recém-chegados à Terra da Garoa ficavam até iniciarem uma nova etapa em terras brasileiras.

O tour virtual apresenta imagens de exposições temporárias, permanentes e itinerantes promovidas pelo museu. Quem ainda não conhece, precisa conhecer. O conteúdo e as imagens são sensacionais.

Museu da Índia Vanuíre

Museu Índia Vanuíre. Tupã, Brasil. Fonte: museuindiavanuire.org

Um museu que foca em contar mais sobre as histórias de diversas tribos indígenas só poderia estar localizada na cidade de Tupã (nome do Deus mais importante da cultura Tupi-Guarani).

O Museu Índia Vanuíre recebe este nome em homenagem à uma corajosa índia, que foi trazida do Paraná para ajudar na pacificação entre as tribos Caingangues do oeste paulista e o homem branco, que chegava à região.

Aliás, aproveite para conhecer mais sobre a cultura dos nossos povos indígenas e suas influências sobre o Brasil de hoje.

Museu Casa de Portinari

Casa de Portinari. Brodowski, Brasil. Fonte: Pinterest

Cândido Portinari foi um dos pintores mais famosos de nosso país. Ele retratou personagens e cenários populares da nossa cultura, como o Jeca Tatu, os retirantes e as colheitas de café. Nascido em Brodowski, Portinari se tornou mundialmente famoso, e um museu foi feito em sua terra natal.

A Casa de Portinari foi, de fato, a casa que o pintor morou. O museu virtual conta com imagens em 360º que farão com que você se sinta dentro da residência do artista. O jardim, salas e ateliês são espetaculares, um show de arte e beleza que vale a pena ser conferido de perto e também pela internet!

Museu Felícia Leirner

Museu Felícia Leirner, Campos do Jordão, Brasil. Fonte: Inforex

Por fim, vamos falar sobre o Museu Felícia Leirner, que fica na cidade de Campos do Jordão, uma das mais charmosas de São Paulo. Com uma área de quase 35 mil m² no meio da Mata Atlântica, esse museu paulista abriga as obras das diferentes fases da escultora Felícia Leirner, uma polonesa radicada no Brasil que se dedicou à produção de lindas esculturas.

No tour virtual, você acompanha fotos em 360º das mais de 80 peças do museu. Além disso, é possível fazer um tour pela área externa, que é linda, e também pelo Auditório Cláudio Santoro.

Curtiu as dicas? Esperamos que as visitas online que selecionamos para você se divertir sem sair de casa tenham sido boas. Todos os tours virtuais são realmente lindos e bem produzidos, e vale a pena consumir e estimular a cultura nacional! O Brasil possui mais de 3.000 museus, por isso, selecionar apenas cinco foi uma tarefa desafiadora!

E não esqueça que quando tudo voltar ao normal, poderá visitar cada um dos museus listados e curtir ao vivo todos os detalhes. Com Veloe, fica mais fácil e você passa pelos pedágios sem filas!

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!