Manual do Carro: o que é e para que serve?

Controle e gestão - 5 de maio de 2022

Você já leu seu Manual do Carro? Ele reúne informações cruciais para condução, manutenção do veículo, cuidados com seus pneus, vidros, luzes, entre outros, e deve estar sempre à mão do proprietário para maior segurança.

A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o Manual do Carro e seus principais tópicos!

Manual do Proprietário de Carro

Podemos dizer que o Manual do Proprietário de Carro é um dos documentos mais importantes do seu veículo. Ele reúne tudo o que você precisa saber sobre as funcionalidades do automóvel, desde informações básicas sobre manutenção e assistência técnica, até alguns detalhes importantes sobre o veículo, que muitos proprietários nem imaginam.

Vale dizer ainda que este é um documento que deve ser muito bem conservado, pois além do uso desde o momento que o carro é comprado, o Manual deve também integrar a documentação na hora de vender o veículo.

Para que serve o manual do carro?

O Manual do Proprietário de Carro serve para informar não só o condutor, mas também prestadores de serviços que eventualmente trabalharão naquele veículo. Seguir as orientações vai garantir mais segurança no dia a dia e mais longevidade para o automóvel. 

Por isso, antes de tomar qualquer decisão referente à manutenção e personalização do veículo, é essencial consultar o Manual do Carro. O ideal é reservar um tempo na agenda para ler o documento de ponta a ponta logo após adquirir seu carro, para garantir as boas práticas desde os primeiros quilômetros rodados juntos.

O que eu encontro no manual do carro?

Como mencionamos, o Manual do Carro reúne todo tipo de informação sobre o veículo, a começar pelas instruções mais básicas de operação. Mesmo que você já tenha uma ideia sobre esses dados ou que já tenha sido informado na concessionária, é importante relembrar e ter tudo isso registrado e sempre por perto.

As instruções para procedimentos básicos de manutenção também estão presentes no Manual do Carro, e podemos dizer que esta é uma das partes mais importantes do livreto. Nesta seção, descubra como realizar tarefas simples e essenciais no dia a dia, como:

  • calibragem de pneus;
  • troca de filtro de ar;
  • verificação de óleo;
  • entre outras. 

Lá você encontra ainda seu cronograma de manutenção, fique atento!

O Manual também te ajuda na hora de configurar recursos extras, como a integração com seu aparelho de celular. Lembre-se de realizar toda essa configuração com o carro estacionado, antes de começar a conduzir o veículo. Outra informação importante que você encontra no seu livreto é a orientação e descrição completa das luzes de aviso.

Por fim, é possível acessar ainda os termos de garantia do veículo, informação crucial para manter sempre por perto. Descubra quais peças são cobertas pela garantia, quais não são e como obter o serviço.

Cuidados com pneus

Os cuidados com pneus podem variar de acordo com o modelo, mas existem algumas boas práticas que se aplicam a todos e que você precisa ter em sua rotina. O ideal é realizar calibração dos pneus toda vez que o carro for abastecido, e se não for possível, fazê-la a cada 15 dias, no mínimo. 

Lembre-se também de lubrificar as porcas dos pneus constantemente, para evitar que enferruje e facilitar as trocas. Fazer um rodízio entre os pneus também é importante, para não sobrecarregar apenas um, e garantir equilíbrio e durabilidade. Sempre que realizar o rodízio, fique atento também ao alinhamento e balanceamento.

Evitar freadas bruscas e sobrecargas também é essencial para cuidar de seus pneus. Além disso, tenha cuidado com os solos, pois existem pneus diferentes indicados para cada tipo de terreno, e o uso constante em solo indevido pode desgastar mais rapidamente o material.

Veja também: Quando trocar os pneus? 

Cuidados com portas e vidros

Nos cuidados com portas e vidros, um ponto que precisa de atenção é a borracha de vedação da porta. É fundamental mantê-la sempre hidratada, e realizar a troca adequada em caso de desgaste. Do contrário, o carro pode estar sujeito a certos riscos, como a entrada de água.

Quanto aos vidros, esteja sempre atento a trincas e fraturas e realize os reparos recomendados pelo Manual imediatamente. Na limpeza, opte por utilizar água e sabão neutro, e nunca use produtos à base de amônia. O uso de panos de microfibra também é recomendado nos cuidados.

Além disso, a aplicação de spray de silicone nas canaletas a cada 6 meses é uma ótima recomendação para manutenção dos vidros automáticos. Por fim, é importante também trocar a palheta do do limpador de para-brisas uma vez por ano. Lembre-se de que os vidros do seu carro são parte fundamental na sua segurança.

Cuidados com as luzes do painel

No Manual do Carro, você encontra a descrição completa de todas as luzes do painel. É essencial se atentar a cada uma delas ao ligar o carro, pois estas luzes podem indicar possíveis problemas que merecem atenção especial do motorista.

Vale um olhar mais cuidadoso para as luzes de bateria, injeção eletrônica, temperatura do motor, abastecimento e pressão do óleo. 

Configurações do veículo

Cada modelo de carro possui suas particularidades, que vão impactar nos procedimentos realizados no automóvel. Acessar as configurações do veículo, presentes no Manual do Carro, é essencial antes de realizar qualquer alteração e personalização no seu carro. Certifique-se de que o profissional responsável por realizar o procedimento consulte o manual em primeiro lugar.

Manutenção e revisão do veículo

Ao realizar qualquer manutenção e revisão do veículo, é extremamente importante consultar seu Manual do Carro. O livreto traz as orientações exatas para o profissional que deverá realizar os procedimentos, como calibração de pneus, troca de peças e muitos outros, como já citamos anteriormente. Seguir essas orientações é o que vai garantir o bom funcionamento do automóvel, além da segurança do condutor.

Perdi o manual do carro, onde encontrar um novo?

Calma! Se você perdeu o Manual do Carro, não precisa se preocupar. Atualmente, as montadoras disponibilizam versões digitais para facilitar o acesso e a rotina do condutor. Porém, é ideal manter o documento salvo e tê-lo sempre em mãos, como já mencionamos anteriormente. Lembre-se de que todo e qualquer procedimento realizado no veículo deve seguir as instruções do manual.

Gostou do conteúdo? O Blog Veloe traz as principais informações sobre o universo dos carros para você estar sempre atualizado. Acompanhe e aproveite!

Conteúdos que podem ser do seu interesse