Lugares para visitar no fim do ano: conheça cidades mágicas!

Viagens e Entretenimento - 2 de dezembro de 2021

Não podemos negar que o final de ano chega e uma magia toma conta dos nossos dias, não é mesmo? As luzes e decorações especiais para a data começam a tomar as ruas das mais variadas cidades do Brasil e fizemos um roteiro para você que quer aproveitar esse clima. Confira 6 lugares para visitar no fim do ano: 

São Paulo, Parque Ibirapuera – SP

O Natal no Parque Ibirapuera é um dos momentos mais esperados no final do ano da cidade de São Paulo. Com o tema “Natal no Parque: a festa da natureza”, o projeto deste ano aborda a preservação ambiental, incluindo as árvores, flores e bichos existentes no Ibirapuera, por meio de uma fábula de Natal, que contará com uma belíssima decoração iluminada. Pensando em participar dessa tradição que já faz parte do dia-a-dia das pessoas, a Veloe anuncia o “Circuito Veloe de Natal no Parque Ibirapuera”, que estará disponível de 04 de dezembro a 06 de janeiro.

Durante o trajeto, o motorista passará pelos principais pontos do parque, como o lago, que terá projeções holográficas e decorações na margem formada por esculturas iluminadas nos formatos de flores, plantas aquáticas e borboletas, com alturas que variam entre dois ou três metros. 

O circuito começa no portão 10 do parque, dura 20 minutos e tem aproximadamente 3 quilômetros. A ação contará com 2 carrinhos elétricos Veloe, com capacidade para até 5 pessoas e estarão disponíveis de quinta à domingo, das 19h às 22h. Ah! Importante: em dias de chuva e nos dias 24 e 31 de dezembro o circuito não vai funcionar. 

Se você for cliente Veloe ou funcionário Veloe, Alelo ou Pede Pronto, tem prioridade no embarque! Clientes Veloe devem mostrar o app Veloe a área logada e funcionários devem apresentar seu crachá.

Blumenau – SC

Conhecida como capital da cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau, em Santa Catarina, atrai cada dia mais visitantes também no mês de dezembro. A cidade é conhecida pelas suas luzes e enfeites de Natal que deixam as ruas com clima de final de ano em um vilarejo europeu. 

Neste ano, o Parque Vila Germânica, localizado no bairro da Velha, recebe as mais diversas atividades para todas as idades: patinação no gelo, mercado de natal, oficina de pintura de bolacha, casa do Papai Noel com direito a foto oficial no trenó do bom velhinho, Parada de Natal, passeio de trem, mundo da neve e ainda muitas cantatas e concertos. 

A Praça do Remador recebeu um Papai Noel de 4 metros de altura e na Rua 15 de Novembro, oitenta árvores foram decoradas com mais de mil bolas luminosas. A Prefeitura Municipal de Blumenau, um dos pontos mais fotografados da cidade, também está toda iluminada. A programação completa está na página natal.turismoblumenau.com.br e irá até o dia 6 de janeiro. 

Campos do Jordão – SP

As temperaturas mais amenas são um convite para visitar Campos do Jordão nesta época do ano. O “Natal em Campos do Jordão” também tem programação para todos os gostos, com centenas de ornamentos que decoram o Portal da cidade e as Praças da Abernéssia e do Capivari. Já a avenida principal tem mais de 400 árvores iluminadas, além do Circuito de Árvores de Natal, na Praça Pinho Bravo, com 180 árvores do tema.

Dentro do calendário cultural, também é possível acompanhar o Natal dos Sonhos, com apresentações de espetáculos; concurso de presépios, iluminação dos plátanos e ainda o desfile de carros alegóricos da Parada de Natal da Montanha. Quem quiser visitar a Casa do Papai Noel, ela funciona todos os dias, das 9h às 20h. Programação completa no: http://camposdojordao.sp.gov.br/Noticia/?i=2233&c=1 

Curitiba – PR

Outra cidade que vale colocar no seu roteiro é Curitiba. A capital paranaense contará com mais de 53 dias de atrações do Natal de Curitiba para toda a família, com programação estendida até o dia 9 de janeiro.  Algumas atrações na cidade estão exigindo o comprovante de vacinação, então, fique ligado para levar o documento. 

O Largo da Ordem, no Centro Histórico, volta a ganhar uma decoração especial com direito a árvore viva com 11 metros de altura, feita com 5 mil vasinhos de sálvias. Estrelas e guirlandas irão enfeitar as fachadas do Palacete Wolf, Solar do Rosário, da Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e do Palácio Garibaldi, pontos turísticos da cidade. 

A celebração ainda oferece voo de balão no Jardim Botânico, exibição gratuita de filmes aos domingos no Teatro da Vila, feiras especiais nas praças Osório e Santos Andrade, que irão comercializar produtos natalinos e sugestões de presentes e ainda decoração inédita na Rua XV de Novembro. 

O mercado municipal terá a Vila de Natal, com Casa do Papai Noel com realidade aumentada, contações de história e aulas de gastronomia transmitidas ao vivo nas redes sociais gratuitamente. Você ainda pode retirar cartinhas de crianças em situação de vulnerabilidade para presenteá-las. 

A programação completa e o agendamento on-line para assistir ou participar de algumas atrações pode ser feito pelo site do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

Gramado – RS

Gramado, com certeza, é um dos destinos mais procurados no final do ano. A cidade gaúcha foi uma das pioneiras e se consolidou com a sua decoração e atrações para todas as idades. Para vocês terem noção, a programação começou no mês de outubro e vai até 30 de janeiro! 

Neste ano, o 36º Natal Luz traz várias atrações gratuitas, como o tradicional Show de Acendimento, que ocorre diariamente às 19h45 nas ruas centrais de Gramado e outras pagas, como o Grande Desfile de Natal. 

Um aviso bem importante: para acessar algumas atrações, será necessário apresentar o comprovação da vacina. Então, não esqueça e baixe no seu celular ou leve o seu cartão físico!

Localizada na Praça das Etnias, é na Vila de Natal que fica a Casa do Papai Noel, onde o bom velhinho recebe as crianças todos os dias, das 14h às 18h. Por lá, você também pode conferir uma feirinha com produtos artesanais de Natal e diversas apresentações gratuitas, que acontecem todos os dias, das 10h às 22h. A Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado, nessa época é chamada de Rua das Renas e foi inteiramente decorada por artistas locais. O Palácio dos Festivais tem shows gratuitos diariamente, às 19h, com limite de pessoas devido aos protocolos de segurança sanitária. Confira a programação completa

Petrópolis – RJ

Petrópolis, localizada no Rio de Janeiro, exala todo o charme de uma cidade imperial. Nesse ano, o Túnel da Luz, localizado na Rua 16 de março, retorna para a alegria dos moradores e turistas. 

A Praça da Liberdade também ganhou uma árvore de 35 metros de altura, além da Casa do Papai Noel, onde a criançada pode soltar a imaginação e deixar as cartinhas para o bom velhinho. São mais de 400 horas de atrações, incluindo também orquestras e concertos em 18 polos espalhados pela cidade.

Os destaques da programação são a Caravana Natalina, onde um trio elétrico percorrerá a cidade com músicos entoando músicas; Balé do Quebra Nozes, com solistas do Theatro Municipal, e o Concerto de Natal do Coral Integração, composto por 18 corais da cidade. Vocês podem conferir toda a programação no https://natalimperial.com.br/ .

Tag Veloe: sua viagem mais prática!

E não esqueça: se vai viajar, tem que ter o adesivo (tag Veloe)! Assim você garante passagem pelos pedágios sem enfrentar filas e ainda em mais de 600 estacionamentos de rua, shoppings, aeroportos e centros comerciais. 

Gostou das sugestões de lugares para visitar no Fim do Ano? Quer ficar por dentro do mundo da mobilidade? Confira mais no Blog Veloe!

 

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!