Logística de Transportes: facilite o dia a dia da sua frota

Controle e gestão - 30 de junho de 2022

Atender a prazos e demandas nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ter uma boa logística de transportes é a ferramenta chave para aqueles que desejam otimizar o tempo de entrega, economizar e atender às necessidades do consumidor da maneira mais eficiente possível. Quer aprender mais sobre essa forma de organização? Veja o passo a passo de como fazer uma boa logística de transportes!

O que é logística de transportes?

A logística de transportes é o conjunto de elementos necessário para que a organização dos seus processos de entrega esteja dentro dos eixos desejados. Ela serve para garantir agilidade, economia, segurança e eficiência das entregas, traçando as melhores rotas e definindo boas estratégias para diferentes situações.

Essa etapa deve ser realizada da melhor maneira possível, pois é ela que possibilita um bom funcionamento da distribuição do produto e dos ciclos de venda, para que seus negócios, ou os negócios de sua empresa, estejam sempre bem administrados.

Como a logística de transportes pode ajudar?

Quantas reclamações você já escutou de pessoas insatisfeitas com os prazos de entrega de suas mercadorias? Quando uma empresa, independente da qualidade de seus produtos, não consegue atender seus clientes no prazo adequado, ela dificilmente conseguirá ascender sua posição no mercado.

O seu diferencial aos olhos dos clientes é garantido com a logística de transportes. Confira alguns dos benefícios que esta logística vai agregar a sua empresa, e como aplicar cada um deles: 

Tempo de entrega

Com a definição da forma a ser utilizada para entregar a carga e o planejamento correto, é possível reduzir o prazo necessário. Ter uma boa logística não quer dizer que imprevistos serão evitados, mas sim,  que será possível ter todas as ferramentas necessárias para contornar possíveis problemas, agindo da melhor maneira possível tanto para seu cliente, quanto para sua frota.

Com isso, além da conquista da fidelidade com o cliente, você otimiza o tempo de sua frota nas estradas, e o seu para lidar com os processos internos da empresa, focando em outras demandas.

Menos custos

Sabe aquela velha história de “colocar na ponta do lápis”? É exatamente isso que vai gerar diminuição dos custos!

A logística de transportes colabora com a diminuição de gastos ao definir itens importantes no processo, como o corte de locomoção desnecessária e as melhores rotas e opções de transporte a serem utilizadas. Além disso, a atuação de profissionais capacitados para a gestão desses processos reduzirá possíveis falhas nas entregas, evitando o desperdício de tempo.

Integridade das entregas

Além de otimização de tempo e da redução de custos, a fiscalização de qualidade e do funcionamento de todos os equipamentos que serão utilizados é imprescindível. Para que um produto chegue ao seu destino preservado, é necessário promover um transporte adequado a ele, serviço esse que será realizado por profissionais capacitados responsáveis pela fiscalização dos equipamentos que serão utilizados. 

A fiscalização e a validação prévia de tudo aquilo que envolverá o transporte, como as informações de entrega, a capacidade dos colaboradores e o funcionamento das máquinas é a melhor prevenção para que o serviço seja de fato eficiente.

Veja também: Gestão de Frotas para pequenas empresas também é possível

Como garantir uma boa logística de transportes?

Comece buscando metodologias e o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis, atentando sempre aos fatores à sua volta. Além disso, 3 pontos são essenciais para uma boa logística de transportes:

Planejamento

Um bom planejamento é essencial! Busque anotar e definir tudo aquilo que é preciso seguir para uma entrega eficiente, roteirizando esse processo para facilitar a escolha da melhor rota a ser seguida. 

Para definir suas rotas, busque levar em consideração fatores como o trânsito da região, os horários dos colaboradores, suas prioridades, e a organização dos produtos nos veículos. Considere sempre um caminho mais econômico e seguro, visando sempre o conforto de sua equipe e a resolução de possíveis empecilhos.

Monitoramento e gerenciamento

É importante estar atento a cada etapa da entrega, garantindo que as taxas, documentos e cálculos estejam sempre dentro dos conformes desejados. 

Quer uma dica de controle e gestão de despesas com a sua frota? O App e o Portal Minha Frota podem ser seus grandes aliados no dia a dia!

Além de te permitir configurar a utilização do cartão da forma mais adequada para sua empresa, os gestores que são usuários do Alelo Frota aproveitam diversos benefícios que ajudam (e muito!) o monitoramento e gerenciamento de frotas, como acompanhamento de indicadores; roteirizador com os preços de todos os postos credenciados em tempo real durante a viagem; gestão inteligente de manutenção, documentos e multas; e muito mais!

Lembrando que o Alelo Frota é aceito em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais pelo Brasil, incluindo: postos de combustível, serviços automotivos, estacionamentos e lava-rápido.

Saiba mais sobre o Alelo Frota em: Quais são os melhores indicadores para Gestão de Frotas

Preze pelo bem-estar da sua equipe

Comunique-se frequentemente e trate todos os assuntos pendentes com todos os envolvidos no processo, buscando sanar todas as dúvidas e promover um espaço onde todos se sintam confortáveis para exercer suas funções da melhor forma possível. 

Além disso, é importante manter um bom relacionamento com seus consumidores para que haja compreensão mútua, uma vez que os processos não dependem apenas do fornecedor, mas de ambas as partes, evitando atritos em situações de problemas operacionais.

Quer saber mais sobre a gestão de transportes? Siga a leitura no Blog Veloe e confira uma série de dicas e conteúdos exclusivos para facilitar a sua logística de transportes e deixar sua frota ainda mais eficiente.

Conteúdos que podem ser do seu interesse