Gestoras de frota: os desafios das mulheres na profissão

Controle e gestão - 10 de março de 2022

Sempre que chega o Dia Internacional da Mulher fazemos uma reflexão sobre o papel feminino na nossa sociedade. Quando falamos do mercado de trabalho, por exemplo, muito vem sendo conquistado, mas ainda há muito a evoluir. No setor de frotas, as gestoras mulheres vêm ganhando espaço e se estabelecendo na área predominantemente masculina. 

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os desafios das mulheres na área de frotas, setor que vem crescendo exponencialmente no Brasil. 

Mulheres na gestão de frotas: dados do setor

Vários estudos mostram que a diversidade no ambiente de trabalho amplia o senso de colaboração e de empatia, além de aumentar a competitividade da empresa no mercado, a produtividade e a responsabilidade social. A agenda da diversidade se tornou prioritária nas empresas que buscam impactar positivamente o mercado, o consumidor e a sociedade. 

Segundo o relatório “Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), empresas com mulheres em postos de liderança têm melhor desempenho no mercado, com aumentos de 5% a 20% nos lucros.

As mulheres gestoras de frota estão ganhando cada vez mais protagonismo. Em uma análise entre os clientes do Alelo Frota, 54% dos profissionais de liderança são mulheres. 

Desafios do protagonismo feminino na gestão de frota

Mesmo com tantos avanços, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades. Dentre elas, provar que são capazes de ocupar e realizar funções que, historicamente, são consideradas masculinas pela sociedade, como a gestão de frotas. 

Nas rodovias, por exemplo, a disparidade é gigante. Em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte, intitulada o “Perfil do Caminhoneiro”, apenas 0,5% dos motoristas são mulheres. No Brasil, existem apenas 180 mil mulheres aptas a dirigir caminhões, segundo o Conselho Nacional de Trânsito.

Muitas empresas têm se esforçado para promover o equilíbrio de gênero nos postos de trabalho e alcançar um melhor índice nos cargos ocupados por mulheres. Empresas de frota estão, cada vez mais, investindo em programas de incentivo para que o público feminino tenha espaço em posições de liderança.  

Gestão de Frotas Veloe

Para ajudar as gestoras de frota, o App e Portal Minha Frota oferecem total controle e gestão das despesas automotivas. Com soluções personalizadas e modulares e contendo vários serviços adicionais que podem ser contratados de acordo com as suas necessidades, tipo de frota, carga e demanda de cada cliente. Além disso, também oferecemos gestão de manutenção, bomba interna e muito mais.  

Ao abastecer com os cartões Alelo Frota, você tem controle sobre o uso, acompanha indicadores e ainda pode configurar as regras de utilização do cartão da forma mais adequada para sua empresa. Sua gestão de frotas mais eficiente.

Além disso, a Veloe disponibiliza serviços que facilitam o gerenciamento de frota no dia a dia, como:

  • roteirizador que mostra para o gestor, ao longo do trajeto planejado, os preços de todos os postos credenciados;
  • a gestão inteligente de manutenção, que facilita o controle das manutenções preventivas e corretivas dos veículos;
  • o recolhimento de notas fiscais, para empresas que se beneficiam da restituição de ICMS;
  • a gestão de documentos e multas. 

Alelo Frota é aceito em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais pelo Brasil, incluindo postos de combustível, serviços automotivos, estacionamentos e lava-rápido.

Veja também: Por que utilizar um sistema de gestão de frotas? 

Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre gestão de frotas e outros temas, conheça o Blog Veloe. Tudo o que você precisa para potencializar os resultados da sua frota está aqui!

Conteúdos que podem ser do seu interesse