Gestão de Frotas para pequenas empresas também é possível

Gestão - 17 de fevereiro de 2022

Seja qual for o tamanho da sua frota, para ter bons resultados é preciso contar com uma boa gestão. Neste post, trazemos algumas dicas e respondemos às dúvidas mais recorrentes sobre controle e gestão de frotas para pequenas empresas. Confira!

O que é gestão de frotas?

A gestão de frotas é o gerenciamento de veículos de uma empresa, sejam eles de motos, carros ou caminhões. Também é a área a frente da estratégia e da administração desses meios de transporte e de seus motoristas, garantindo que tudo funcione com eficiência, economia e segurança.

Uma boa gestão de frota leva em conta vários fatores: manutenção dos carros, gastos com abastecimento e gestão da documentação dos veículos e dos motoristas. De acordo com um levantamento interno aqui da Veloe, empresas que contratam soluções de gestão de manutenção de frota conseguem alcançar índices de até 31% de economia!

Veja também: Controle de Abastecimento de Frota

Por que pequenas empresas precisam de gestão de frotas?

A área de gestão de frotas tem como principal objetivo otimizar os custos e analisar como é possível otimizar gastos. A gente sabe que as pequenas empresas têm o orçamento apertado e, para crescer mais, o gestor precisa utilizar de forma inteligente os recursos do departamento. 

Um bom administrador faz previsões de gastos e identifica as possibilidades de onde, quando e como economizar. Em um pequeno empreendimento é ainda mais importante, porque é uma maneira de trazer mais receita, produtividade, segurança e sustentabilidade.

Como a manutenção e gestão de frotas pode beneficiar seu negócio?

Um bom gerenciamento de frotas depende também de uma boa gestão da manutenção dos veículos, o que envolve uma série de iniciativas para o prolongamento da vida útil dos carros, como revisões preventivas. 

Veja também: Controle e manutenção de frota 

Não se trata apenas de solucionar os problemas com eficiência, mas, principalmente, de se adiantar a eles. Uma boa gestão de frotas também ajuda em outros fatores, que detalhamos a seguir.

Economia de recursos

Gastos desnecessários com combustíveis, não realização de manutenção preventivas, pedágios e veículos parados são alguns dos desafios que os gestores de frotas têm de lidar diariamente. Uma boa gestão da frota ajuda na economia dos recursos da empresa, influenciando diretamente nos resultados e desempenho. 

Segurança dos condutores 

Os motoristas dos veículos são parte importante dessa engrenagem e a forma como eles conduzem os carros podem impactar diretamente não só as despesas, mas também a segurança dos próprios. Então, os gestores da frota também devem estar atentos aos treinamentos, especializações, cursos de direção defensiva e atualizações de documentos de seus motoristas.

Melhor rendimento dos profissionais

O comportamento dos motoristas influencia no consumo de combustível e desgaste antecipado das peças dos automóveis. Por isso, os condutores devem ser treinados em direção defensiva, para prevenir acelerações e frenagens bruscas, por exemplo. De nada adianta implementar as melhores tecnologias se a sua equipe não tem consciência do bom uso do carro. 

É preciso investir em formação e conscientização para que os times reproduzam boas práticas que prolonguem a vida útil dos veículos.

Veja também: Saiba o que faz um gestor de frotas 

Planejamento e estratégias assertivas

O processo de gestão de frotas está cada dia se tornando mais minucioso, porque os dados são os grandes aliados dos gestores. Uma boa interpretação dessas informações faz toda a diferença. Para isso, é interessante contar com software adequado para analisar e ajudar o gestor na tomada de decisões mais assertivas. 

Sistema de gestão de frotas é na Veloe!

Para ajudar os gestores de frotas, o App e Portal Minha Frota oferecem total controle e gestão das despesas automotivas, com soluções personalizadas e modulares, contendo vários serviços adicionais que podem ser contratados de acordo com a necessidade, tipo de frota, carga e demanda de cada cliente, como gestão de manutenção, bomba interna, dentre outros.  

Ao abastecer com os cartões Alelo Frota, você tem controle sobre o uso, acompanha indicadores e ainda pode configurar as regras de utilização do cartão da forma mais adequada para sua empresa. Sua gestão de frotas mais eficiente.

Além disso, a Veloe disponibiliza serviços que facilitam o gerenciamento no dia a dia, como:

  • roteirizador que mostra para o gestor, ao longo do trajeto planejado, os preços de todos os postos credenciados;
  • a gestão inteligente de manutenção, que facilita o controle das manutenções preventivas e corretivas dos veículos;
  • o recolhimento de notas fiscais, para empresas que se beneficiam da restituição de ICMS;
  • a gestão de documentos e multas. 

Alelo Frota é aceito em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais pelo Brasil, incluindo postos de combustível, serviços automotivos, estacionamentos e lava-rápido.

Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre gestão de frotas e outros temas, conheça o Blog Veloe. Tudo o que você precisa para potencializar os resultados da sua frota está aqui!

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!