Gamificação: deixando o seu caminho mais divertido

Inovação - 28 de setembro de 2021

As empresas estão cada vez mais apostando na gamificação para atrair os consumidores, isso porque o mercado de jogos cresce cada dia mais: o Brasil, por exemplo, ocupa o 12ª lugar em número de jogadores eletrônicos, segundo dados da Kantar Ibope Media.

Os jogos nos trazem a sensação de estímulo, seja em razão de um divertimento ou em razão de interações com desafios, metas, objetivos a serem alcançados, o que nos faz interagir de uma forma diferente com as situações inseridas em uma gamificação.

Afinal, o que é gamificação?

A gamificação nada mais é que o uso de elementos e técnicas de design de jogos em outros contextos, com o objetivo de trazer essa motivação que os jogos exercem sobre nós para uma determinada tarefa ou ação pretendida. Mecanismos de pontuação, emblemas e troféus são utilizados para tornar o processo mais divertido e engajar os consumidores, já que eles estão cada dia mais exigentes e dando extrema importância à experiência proporcionada pelas marcas que consome.

O principal objetivo é tornar o ambiente mais lúdico, ou seja, tornar uma experiência ou atividade comum em algo diferente, atrativo e motivador.

Como se aproveitar da gamificação no seu dia a dia?

Com certeza você já viu por aí vários exemplos de gamificação no seu dia a dia e nem sabia, como o Cartão Fidelidade, em algum restaurante ou café que costuma frequentar, aquele quiz, de perguntas e respostas, valendo brindes especiais no site da sua loja favorita e até mesmo a pontuação que você acumula no seu app de compras.

Viu só? Existem muitas formas de gamificação acontecendo a todo momento ao seu redor, e aproveitá-las, não só para um momento de descontração ou divertimento, pode lhe trazer diversos benefícios das empresas e serviços que costuma consumir.

A gamificação e as promoções

Uma outra forma de inserir a gamificação aos consumidores é através de promoções, onde os participantes são, de fato, os protagonistas do “jogo”, já que as suas ações é que vão definir a sua participação na promoção.

A Veloe, por exemplo, está usando a gamificação na sua mais nova promoção, intitulada Circuito Veloe, que teve início no dia 27 de setembro. Na prática, quanto mais os clientes usarem Veloe, mais chances têm de ganhar. Cada passagem em pedágios, por exemplo, dá direito a um cupom e um número da sorte. Já em estacionamentos, o cliente ganha dobrado, 2 cupons e 2 números da sorte.  A intenção é que as pessoas realmente se sintam dentro de um game, acumulando chances a cada utilização.

Para participar, tanto os clientes que já possuem o adesivo Veloe, quanto os novos clientes (pessoa física e empresas), que aderirem ao serviço durante o período da campanha, poderão se cadastrar diretamente no hotsite da promoção (www.circuitoveloe.com.br) e vão acumulando pontos e números da sorte dentro do “circuito da promoção”, cada vez que utilizarem Veloe.

Os pontos podem ser utilizados para resgatar prêmios e, com o número da sorte, os participantes concorrem a 2 carros 0km com um ano de tanque cheio ao final da promoção, sendo um destinado aos clientes pessoa física e o outro aos clientes pessoa jurídica,. Os pontos ganhos podem ser trocados por produtos e experiências no site da Livelo. São milhares de prêmios) de 500 a 2 mil pontos Livelo distribuídos ao longo do período da promoção, que termina em 31 de dezembro de 2021.

Legal como a tecnologia está se unindo à mobilidade para fazer a sua saída para o trabalho ou passeio ser bem mais divertida, não é?

 

Prêmios em pontos Livelo, autorização SECAP/ME nº 05.015253/2021. Prêmio relativo ao carro 0KM + tanque cheio, Processo SUSEP 15414.618761/2021-61, Bradesco Cap. S.A., CNPJ/ME nº 33.010.851/0001-74. Consulte os Regulamentos no Site: www.circuitoveloe.com.br

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