Dicas para viajar com crianças e bebês no carro

Mobilidade - 10 de fevereiro de 2022

O Carnaval está chegando e, mesmo sem as festas, muita gente aproveitará o feriadão (um dos poucos de 2022) para fugir para a praia, campo ou outra cidade com a família. Viajar com crianças pode ser divertido, desde que haja preparação para lidar com os pequenos dentro do carro.

O Blog Veloe separou algumas dicas que podem te ajudar e tornar a viagem mais gostosa! Confira:

Planeje-se para viajar com crianças

Antes de tudo, estude o caminho da viagem e tenha mapeados postos de gasolina e locais em que podem ser feitas paradas estratégicas. Ao viajar com crianças, é comum que elas fiquem entediadas rapidamente. Por isso, é bom já saber quais são os pontos ideais para descer e esticar um pouco as pernas para que os pequenos não cheguem cansados ao destino.

Lembre-se: situações inesperadas podem acontecer. Sendo assim, tenha em mão uma mochila ou bolsa com uma roupa, tolha, água e lanches. 

Na hora de viajar com crianças, atenção com o horário

Que tal sair perto daquela soneca? Os pequenos são conhecidos por gostar de dormir no carro, então essa é uma boa tática para evitar mais dor de cabeça durante o percurso. Assim, as crianças podem descansar em boa parte da viagem e os adultos também, claro (menos o motorista enquanto dirige, hein?!). Coloque um travesseiro e um cobertor para ajudar nessa hora. 

Uma outra dica é aproveitar o horário da manhã para pegar a estrada. Além das crianças, os adultos também estão mais descansados e mais bem humorados para encarar horas nas rodovias. À noite, além da visibilidade na estrada ser menor, o cansaço pode atrapalhar e interromper o sono da criança e gerar crises de mau-humor.

Paradas estratégicas durante a viagem com os filhos

Quando a viagem é só de adultos, é normal fazer o percurso e parar somente em casos de urgência. Mas ao viajar com crianças no carro, o ideal é adicionar algumas pausas durante o caminho. Esses intervalos para esticar as pernas devem acontecer a cada duas horas, em média, para que elas possam ir ao banheiro, comer e renovar as energias. 

Se elas estiverem dormindo, não é preciso acordá-las. Entretanto, se você sabe que não haverá mais banheiros até o destino, por exemplo, a melhor alternativa é acordar pequenos para não correr o risco de precisarem de uma próxima parada e você não encontrar.

Respeite a hora da alimentação

A hora das refeições também deve entrar no planejamento da viagem com os pequenos, assim como das sonecas. O ideal é não fazer os lanches dentro do carro, porque muitas crianças podem se sentir enjoadas e vomitar. 

De preferência, as alimentações devem ser feitas uma hora antes de pegar a estrada para que esse tipo de inconveniente não ocorra. Ainda assim, leve água e comida de casa, como frutas cortadinhas, legumes e sanduíches naturais. Evite os restaurantes da estrada que você não conhece o preparo da comida. 

Se a criança tiver fome durante o caminho, pare um pouco para que ela possa comer com calma. 

Acessórios para viajar com crianças

Crianças rapidamente ficam entediadas, então é sempre bom ter uma carta na manga para essas horas. Prepare livros e gibis, jogos, baixe vídeos e filmes para ver no tablet ou celular

Eles também podem participar desse momento e até preparar uma playlist junto com você com as músicas prediletas da família para escutarem durante a viagem. Inclusive, você pode aproveitar as nossas playlists no Spotify e no Deezer

Outra alternativa são as competições de contar carros, cantar músicas com determinada palavra ou uma contação de histórias. Aproveite a oportunidade de conversar com os pequenos e interagir em família. Com a correria do dia a dia, esses momentos são mais difíceis e podem ser melhores aproveitados com um bom bate-papo, não acha? 

Temperaturas e enjoos

Ao viajar com crianças, é comum que elas enjoem com facilidade. Consulte o pediatra antes de pegar a estrada. O médico pode receitar um medicamento para ajudar no mal estar e garantir uma viagem tranquila para todos. Porém, mesmo assim, ainda há a chance de a criança sentir náuseas. Tenha por perto algumas sacolas plásticas e trocas de roupa para todos, caso isso aconteça. 

Se você estiver indo para um local mais frio, lembre-se de colocar agasalhos e cobertores para manter todos aquecidos. Se o local for mais quente, uma muda de roupa mais fresquinha e bastante água.

Veja também: Como planejar uma viagem de carro? 

E lembre: para uma viagem mais tranquila e rápida, instale o adesivo Veloe no seu carro! A Veloe está presente em todo o Brasil, em 100% das rodovias com pedágios, nos principais estacionamentos de rua, shoppings, aeroportos e centros comerciais. Garanta já a sua!

E, aí? Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre viagens e mobilidade, fique ligado no Blog Veloe!

Conteúdos que podem ser do seu interesse