Controle de Manutenção de Frota: mais economia e eficiência!

Gestão - 8 de novembro de 2021

A gestão de frotas é um desafio para muitas empresas e, por isso, é preciso criar rotinas de trabalho para que o gerenciamento seja feito de maneira adequada. O controle de manutenção de frota é um desses trabalhos minuciosos e relevantes para que toda frota funcione bem, evitando gastos desnecessários e acidentes. 

De acordo com o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, houve cerca de 3,7 mil acidentes causados por falhas mecânicas em 2020 e mais de 7 mil pessoas foram envolvidas nesses incidentes.  Todos eles poderiam ter sido evitados por uma simples manutenção no veículo. 

No post de hoje, vamos falar sobre um item imprescindível para todos os gestores de frotas: o controle da manutenção.

O que é controle de manutenção de frota?

Um bom gerenciamento de frotas depende também de uma boa gestão da manutenção dos veículos e isso depende da realização de várias ações voltadas para o prolongamento da vida útil dos carros, com revisões preventivas e rotinas de gestão. Não se trata apenas de solucionar os problemas com eficiência, mas, principalmente, de se adiantar aos problemas. 

O controle de manutenção garante que a frota esteja em dia, trazendo redução de custos e eficiência operacional, evitando uma série de dores de cabeça, desde a má administração dos recursos, até a redução significativa de acidentes.

De acordo com um levantamento interno aqui da Veloe, empresas que contratam soluções de gestão de manutenção de frota conseguem alcançar índices de até 31% de economia! Quer saber como fazer um bom controle de manutenção da sua frota? Nós te explicamos tudo!

Quais os desafios da gestão de manutenção de frota?

O gestor de frotas tem muitos desafios. Escolhemos aqui aqueles mais relevantes:

  1. Falta de manutenções preventivas:  deixar de fazer as manutenções preventivas é um erro e acaba expondo a frota e os motoristas a todo tipo de risco, de carros parados, a perda de receita; 
  2. Mau uso dos veículos: de nada adianta implementar as melhores tecnologias se a sua equipe não tem consciência do bom uso do carro. É preciso investir em formação e conscientização para que os times reproduzam boas práticas que prolonguem a vida útil dos veículos;
  3. Gasto desnecessário de combustível: O comportamento dos motoristas influencia no consumo de combustível e desgaste antecipado das peças dos automóveis. Por isso, os motoristas devem ser treinados em direção defensiva, para prevenir acelerações e frenagens bruscas, por exemplo.

Importância da manutenção

A falta de revisão na sua frota leva à gastos desnecessários e desfalque no seu time e mesmo com toda a tecnologia presente, muitos gestores de frotas ainda não contam com a automatização de processos, realizando-os ainda manualmente, o que pode gerar muitos papéis e confusão. Existem dois tipos de manutenção:

  • Manutenção corretiva: Realizada quando já existe alguma falha ou defeito identificado. Esse tipo de manutenção é o mais comum e consiste em reparar ou trocar um item já danificado. 
  • Manutenção preventiva: Consiste em prever a possibilidade de falhas, futuros reparos, antes que o veículo comece a apresentar o problema reduzindo a chance de degradação total da peça.

Realizar essa gestão de forma automatizada torna as manutenções mais rápidas e eficientes, fazendo com que as revisões, principalmente as preventivas, não sejam negligenciadas. Com o planejamento prévio do controle de frotas, é possível programar as melhores datas para realizar essas paradas, estabelecendo uma rotina de avaliação da frota.

Qual o melhor sistema para controle de manutenção de frotas?

Não existe mistério! Para responder essa pergunta, alguns critérios devem ser levados em conta, como as soluções oferecidas estão de acordo com o que sua empresa precisa e a satisfação dos clientes que já fazem parte do atendimento.

Alelo Frota

O Alelo Frota é a solução completa para a gestão de abastecimento e manutenção dos veículos leves e pesados da sua empresa. Você pode centralizar o pagamento de despesas automotivas e tem controle online e em tempo real. O cartão é aceito em mais de 30 mil estabelecimentos em todo o Brasil, incluindo pagamento por abastecimento, lava-rápido e estacionamento.

Existe ainda uma variedade de serviços como gestão de manutenção, documentação, multas, recolhimento de nota fiscal, assistência 24 horas e telemetria. Com ele, é possível reduzir os custos com a frota, gerando economia e aumentando a performance dos veículos da empresa!

Gestão de Manutenção

Um dos serviços oferecidos pelo Alelo Frota é a Gestão de Manutenção, ou seja, uma forma fácil e prática de gerenciar as manutenções preventivas e corretivas de sua frota. O objetivo da gestão de manutenção é antecipar e corrigir potenciais problemas e assim, garantir a disponibilidade da frota. Seja a sua frota leve ou pesada, própria ou terceirizada e independentemente da quantidade de veículos.

Com o Portal Gestão de Manutenção é possível ter planos e ações de monitoramento, além de relatórios on-line com indicadores e gráficos para total acompanhamento e visualização da disponibilidade da frota.

Benefícios e Funcionalidades

  • Maior disponibilidade de frota;
  • Sistemas integrados garantindo maior facilidade e controle na operação;
  • Gerenciamento dos custos por meio de dashboards;
  • Comparativo de valores por região de atuação, gerando maior economia;
  • Limite financeiro separados para os serviços de Abastecimento e Manutenção;
  • Rede de aceitação Alelo;
  • Transação e-commerce sem necessidade de o usuário estar na oficina;
  • Corte e prazo de pagamento seguindo condições comerciais Alelo Frota.

Veja também: O que é telemetria veicular? Tecnologia a serviço da sua frota! 

Modalidades de Serviços para todos os tipos de frotas

Para atender a todos os tipos de frotas, são duas modalidades do serviço: a auto-gestão e a terceirização Alelo. Na auto-gestão, o cliente fica responsável pela abertura e agendamento de atendimentos, regulação de orçamentos, negociação de preços com rede credenciada, monitoramento dos atendimentos e follow up. 

Já com a terceirização, a Alelo disponibiliza uma equipe especializada responsável por abertura e agendamento de atendimentos, regulação de orçamentos, negociação de preços com rede credenciada, monitoramento dos atendimentos e follow up. Além disso, conta com o módulo de gerenciamento de sinistros que tem como diferencial a verificação de franquia, negociação com terceiros, acionamento de peritos e transporte de veículos sinistrados.

Muito bom contar com a tecnologia para tornar a gestão de frotas mais segura e produtiva, não é mesmo?  Quer ficar por dentro das últimas tendências sobre mobilidade? Confira todas as novidades no Blog Veloe!

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!