Como planejar uma viagem de carro?

Mobilidade - 20 de janeiro de 2022

Começo do ano chegou e, com ele, as férias e o verão. Se você pretende pegar a estrada nessa época, confira as nossas dicas e evite transtornos. Siga a leitura no Blog Veloe e saiba como planejar uma viagem de carro tranquila e sem sustos.

Principais cuidados ao planejar uma viagem de carro

Planejar uma viagem de carro parece uma tarefa simples, mas na verdade pode ser uma atividade complexa e muito ampla. Por isso, planejamento nunca é demais para evitar ou se antecipar a intercorrências. Alguns cuidados são essenciais para você fazer um passeio muito mais divertido e sem aborrecimentos! Confira: 

Manutenção prévia do seu carro

Depois de decidir o destino e fazer todas as reservas, é importante checar as condições do seu carro. Botar o pé na estrada pode incluir diversos imprevistos, desde falta de gasolina a um pneu furado. Portanto, mesmo com a manutenção preventiva em dia, fazer um checklist para garantir que tudo esteja ok para a viagem é muito importante. Selecionamos alguns itens que você precisará verificar antes da viagem

  • Balanceamento alinhamento do carro;
  • Condições de pneus e estepe;
  • Condições de óleo de combustível, o filtro e o nível da água;
  • Funcionamento das luzes de sinalização externas;
  • Mande checar como está a bateria e os freios;
  • Condições as palhetas do limpador de pára-brisas;
  • Certifique-se que o carro esteja equipado com as ferramentas necessárias, como triângulo, chave de rodas e macaco;
  • Documentação do carro em dia. 

Ter a certeza de que o seu carro está em boas condições para fazer uma viagem já dá um alívio enorme! Esse é o primeiro tópico do nosso guia sobre como planejar uma viagem de carro segura. Vamos para o próximo: a rota.

Definição da rota 

Quando viajamos de carro, seja com família ou amigos, o tempo de estrada sempre é um grande fator. Por isso, é importante ter em mente as melhores rotas para chegar no seu destino, otimizando o tempo e a qualidade da experiência. Isso inclui calcular o tempo de trânsito na cidade e prever os melhores horários de saída e chegada.

Além de pensar no destino final, a depender do tempo de viagem, é importante também pensar nas paradas necessárias, seja para descanso, alimentação ou até mesmo para idas ao banheiro. Por isso, conhecer o trajeto previamente pode te ajudar a programar essas paradas e não ficar tenso durante a viagem.

Uma dica: durante o trajeto pode haver diversos pontos turísticos que você pode aproveitar para conhecer, então, ao invés de deixar todos os passeios programados para o destino final, planeje passeios durante o trajeto, isso pode deixar seu caminho mais leve e divertido.

Cuidado com o trânsito

Ficar preso no trânsito deixa qualquer viagem entediante e mexe com o nosso humor, né? Então, uma boa dica para fugir do trânsito é evitar a saída em horários de pico, principalmente se a origem da viagem for em grandes cidades, onde o fluxo de veículos se intensifica nesses horários. 

Quando falamos em como planejar uma viagem de carro, outra opção é sempre checar aplicativos de mobilidade (como Waze e Google Maps), seja antes ou durante o trajeto. Esses apps conseguem calcular o tempo do seu trajeto em diferentes horários, além de sugerir o melhor caminho, economizando tempo

Verifique quanto vai gastar de pedágio

Outro planejamento importante são os gastos com os pedágios no caminho para não ter surpresas com gastos não estimados no fim da viagem. Cheque com antecedência os pedágios existentes no seu trajeto e seus respectivos valores, para isso, em uma rápida busca no Google você encontra calculadoras que te ajudarão com os cálculos.

Mas se você quer ter uma experiência mais agradável, use a tag Veloe. Com o adesivo Veloe, você passa direto pelas filas dos pedágios, assim,  passa menos tempo na estrada e mais tempo curtindo o passeio!

Abastecimento do carro para viagem

Além de abastecer o carro para pegar a estrada, é importante ficar atento para a necessidade de reabastecimento do carro durante o trajeto, afinal, ficar sem combustível na estrada gera multa, pontos na carteira e um aborrecimento tremendo na sua viagem. 

Então, quando planejar sua viagem, verifique a quilometragem total do trajeto e quanto o seu carro gasta por quilômetro. Faça a conta de quantas paradas serão necessárias e saiba quanto combustível será necessário.

Assim, ao desenhar a sua rota inclua também os postos que precisará parar no caminho.

Veja também: Cuidados para abastecer o carro com segurança 

Playlist para viajar

Agora que já falamos dos pontos mais sensíveis, é hora de apertar os cintos e curtir uma viagem de carro sem estresse. Uma boa forma de fazer isso é curtir uma playlist bem animada para se distrair dentro do carro. Só não esqueça de baixar as músicas no seu celular, pois na estrada você pode ficar sem internet no celular!

Mas se você ainda está à procura da playlist perfeita, não se preocupe, nós temos a melhor seleção de músicas para a sua viagem! É só conferir e baixar as playlists da Veloe no Spotify ou Deezer e curtir o passeio.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você aprendeu como planejar sua viagem, siga a leitura no Blog Veloe e veja muitos outros artigos sobre viagens e mobilidade!

Conteúdos que podem ser do seu interesse