Como planejar uma viagem sem gastar todo seu dinheiro?

Simplicidade - 10 de novembro de 2020

Viajar é uma delícia, porém, fazer seus planos sem levar o bolso em consideração pode transformar um sonho em um pesadelo financeiro.

Fazer uma viagem legal sem gastar muito é super possível, basta fazer um planejamento simples, algumas continhas e cair na estrada sem medo de se apertar com os custos.

Quer saber como curtir uma viagem econômica e divertida? Então, acompanhe abaixo algumas dicas bem importantes para fazer um plano alinhado com o quanto você pretende gastar.

Como organizar uma viagem econômica?

Escolha seu roteiro

O primeiro passo da road trip perfeita é a escolha do destino, ou melhor, do roteiro de viagem. Portanto, faça uma lista com aquelas cidades ou lugares que você sempre quis conhecer e veja alguns fatores importantes como:

  • A distância da sua casa até o destino final;
  • O que você pode encontrar de interessante no meio do caminho;
  • Quais estradas você vai percorrer;
  • Onde estão os postos de combustíveis;
  • Quais serão as paradas de descanso e/ou pernoite.

Com ajuda desse pequeno roteiro será possível traçar todo o seu plano, desde o primeiro até o último dia. Esse passo é importante pois vai guiar as próximas etapas, especialmente a escolha da hospedagem em uma viagem econômica.

Oportunidades de economizar com hospedagem

Em uma viagem de carro, o caminho e as paradas são os pontos altos, não os hotéis. Para economizar um bom dinheiro, não se esqueça de tentar reservar sua hospedagem com antecedência.

Logo, se você está passando por uma cidade turística, é bem provável que encontre diárias de hotéis um pouco mais salgadas. Dessa forma, para reduzir os custos com as pernoites, busque oportunidades mais em conta, como:

  • Hotéis de estrada;
  • Hostels
  • Ou até mesmo casas, quartos e apartamentos pessoais para aluguel (apps como o Airbnb podem te ajudar nessa procura).

Faça manutenção no carro antes da viagem

Você pode até pensar algo como “mas eu preciso economizar, por que revisar o carro e gastar com isso?”. A resposta é simples: a revisão é bem mais em conta do que consertar um carro com grandes problemas.

Imagine que você deixou de trocar o óleo, algo que custa entre 100 e 250 reais no mercado, e seu motor fundiu. O reparo do bloco de motor pode ultrapassar os 2 mil reais, ou seja, é melhor investir em manutenção preventiva.

Além disso, a revisão vai ser mais barata do que consertar seu carro quebrado. Portanto, verificar seu veículo antes de uma viagem é uma questão de segurança muito importante.

Programe-se para abastecer nas cidades que você passar

Postos de combustíveis de estrada costumam praticar preços mais altos por uma simples razão: eles são, em muitos casos, a única opção de abastecimento em um raio de muitos quilômetros.

Logo, quanto menor a oferta, maior o preço. Por isso, para economizar até 20 ou 30 centavos por litro de combustível em sua viagem de carro econômica, vale a pena programar seus abastecimentos dentro das cidades que você passar.

Faça um bom planejamento financeiro

As dicas acima te ajudam a economizar ou a prevenir grandes gastos, porém, para enxugar as despesas com estratégia, a melhor coisa é fazer um bom planejamento financeiro.

Nesse sentido, contabilize os quilômetros percorridos, analise quanto seu carro faz por litro de combustível na estrada e não se esqueça dos pedágios.

E por falar em pedágios, usar Veloe é uma ótima forma de agilizar sua viagem econômica, tanto no tempo quanto no controle financeiro.

Todos os pedágios são contabilizados na fatura. Portanto, você não precisa se preocupar em viajar com muito dinheiro em mãos e ainda pode deixar o pagamento dos pedágios para uma data mais adequada para o seu bolso.

Com essas dicas você vai conseguir tirar sua road trip do papel e curtir uma experiência incrível pelas estradas do país. E na hora de passar nos pedágios e estacionamentos, conte com a Veloe!

 

Conteúdos que podem ser do seu interesse