5 dicas essenciais para aumentar a vida útil do seu carro

Seu veículo - 9 de novembro de 2020

De bate pronto, responda ao questionário: Você é uma pessoa vaidosa? Está sempre de olho nas novidades de beleza e higiene para ficar cada vez mais bonito(a)? Se a sua resposta foi sim, saiba que tudo isso é bastante natural e saudável, afinal, é muito importante estarmos bem com nossa imagem, certo?!

Agora, vamos a outra rodada de perguntas: E o seu carro? Ele está tão bem cuidado

quanto você? Que esforço você faz para deixá-lo todo bonitão?

Apesar da lataria do carro ser bem diferente da nossa pele, fazer um esforço para cuidar da parte estética do seu automóvel é algo recomendado. Inclusive para preservar o seu patrimônio e conseguir um bom valor de revenda, caso um dia chegue a hora de dar adeus ao seu possante.

Hoje vamos falar sobre os cuidados que você precisa ter com seu carro para mantê-lo sempre limpo, brilhante e, claro, o mais higienizado possível. Preparado para descobrir como cuidar do carro? Acompanhe.

Dicas de como cuidar do carro

A atenção com os veículos precisa fazer parte da rotina do motorista. Não há necessidade de fazer uma limpeza por dia, na verdade, seu carro não precisa de tudo isso, o recomendado é uma avaliação semanal da higiene e organização do veículo.

Se você não sabe por onde começar essa arrumação, nós te ajudamos! Enumeramos algumas dicas essenciais, simples e eficazes, de como cuidar do carro:

1. Fique atento ao filtro do ar-condicionado

O nome do filtro varia de acordo com a região, alguns chamam de filtro anti-pólen outros de filtro de cabine, mas independentemente do nome, a função é a mesma: filtrar todo o ar que vem da parte do motor do veículo para o interior do carro via ar-condicionado.

Esse trabalho realizado pelo filtro é muito importante, especialmente para garantir um ar limpinho quando você fecha todos os vidros e usa o ar-condicionado.

O filtro em dia garante que você e seus acompanhantes não respirem partículas de poeira e outras impurezas que podem agravar alergias, bronquites e asmas. Além disso, o filtro do ar-condicionado, quando limpo, contribui até para a economia de combustível.

2. Faça o polimento dos Faróis

Você já viu algum carro com o farol amarelado, meio fosco ou até cheio de riscos que parecem trincos? Bom, tudo isso é o efeito do sol sobre os componentes do farol, sendo que até o formato de alguns faróis contribui mais para o surgimento dessas marcas e mudanças de cores.

Além de deixar o seu carro com um aspecto mais feio, esses problemas no farol podem até diminuir a capacidade de iluminação deles, o que é um risco para todos dentro do carro.

Para se livrar de marcas e alterações de cor, você pode comprar alguns produtos específicos para retirada dessas marcas ou partir para um polimento completo.

Antes de escolher, é bom saber se os produtos que prometem corrigir esses defeitos no farol conseguem dar cabo de pequenos riscos e do amarelamento leve. Sendo assim, pode ser necessário fazer o polimento para resolver 100% do problema.

3. Tenha cuidados com os bancos e estofados

Assim como acontece com qualquer tecido, eles acumulam uma grande quantidade de bactérias, sujeira e respingos de água e de outros líquidos. Isso significa que, ao longo do tempo, eles podem se transformar em verdadeiros depósitos de sujeira.

Você mesmo pode manter a limpeza dos bancos sem sair de casa. Basta um aspirador de pó para essa tarefa.

Mas aqui fica a dica: é legal ter em seus planos pedir ajuda a um profissional para ter um cuidado mais especial e adequado ou então levar o seu carro pelo menos uma vez por ano para uma higienização interna completa, feita por empresas especializadas.

4. Limpando a lataria

O acúmulo de sujeira no seu carro não deixa ele apenas com um aspecto opaco e empoeirado. Certas sujeiras riscam a pintura, deixam marcas permanentes na lataria e podem até mudar a coloração.

Mantenha uma rotina de limpeza no seu carro, seja para lavar em casa ou no lava-rápido. Fazer uma limpeza quinzenal já está ótimo, já que lavar o automóvel com muita frequência também é algo que você não deve fazer.

Além disso, procure os postos que utilizam água da chuva ou que fazem a reutilização de água para lavar seu carro. Dessa forma, você garante um veículo bem limpo, e uma limpeza menos impactante para a natureza.

Na hora do banho, para deixar o carro impecável, vale usar sabão específico para lavagem de veículos e cera. Fazer o polimento com a cera pode ser demorado e cansativo, mas o resultado é incrível.

Seu carro merece um mimo especial: VELOE! Solicite com 12 mensalidades grátis.

5. Lâmpadas também merecem atenção

As lâmpadas do carro não podem ficar de fora dessa lista. Faça uma verificação completa das em casa mesmo. Tudo o que você precisa é da ajuda de alguém para verificar a lâmpada de freio e a luz da marcha ré. Para fazer a checagem, acione as setas, lanternas, faróis baixos, faróis de milha, luz de neblina e faróis altos.

E se você já teve a sensação de que os faróis não estão iluminando corretamente, saiba que isso pode não ser fruto de lâmpadas queimadas, mas sim, de faróis desregulados. Para resolver esse problema, o melhor é ir até uma oficina especializada em faróis ou na concessionária para fazer a regulagem dos feixes de luz.

Com regulagem dos faróis você também evita multas e pontos na CNH por “conduzir com o farol desregulado ou de forma a perturbar a visão de outro condutor”.

Não deixe seu carro sem os cuidados de limpeza!

Ter um carro é uma conquista, e uma conquista que custa caro, portanto, faça seu investimento valer a pena cuidando bem do veículo.

Fica a nossa dica final: quem ama cuida e quem cuida tem. Parece ditado de gente mais velha, mas é a pura verdade quando se trata de ter um carro.

Gostou das dicas de como cuidar do carro? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. Receba dicas e conteúdos para ajudar na sua rotina de cuidados e gerenciamento dos gastos com o seu carro.

Conteúdos que podem ser do seu interesse

Caminho Mais Veloe – Luiz Pardal: Grafite na Avenida Rio Branco

Mobilidade, Segurança e Meio Ambiente

A Veloe firmou uma parceria com os artistas da Dionísio Ag. para criar dois grafites incríveis na cidade. O primeiro deles foi feito na Avenida Rio Branco e o segundo, na rua da Consolação pelo artista Pomb. Confira!