Dicas para curtir a cidade de SP no fim de semana

Simplicidade - 9 de novembro de 2020

Quando você pensa na cidade de São Paulo, o que vem à sua cabeça? Correria nas calçadas? Trânsito nas avenidas? Um monte de shopping centers? Bom, realmente a capital paulista tem tudo isso, mas a maior cidade da América Latina também tem várias opções de lazer e cultura para você e toda a sua família.

No post de hoje, conheça alguns destinos para curtir São Paulo no final de semana. Confira nossas dicas e saiba onde encontrar parques, museus e muita diversão.

Turismo em São Paulo: as melhores opções para curtir o final de semana

Parques

Tanto para os turistas quanto para os moradores, os destinos para curtir São Paulo no final de semana são variados. Entre eles encontra-se nada menos do 107 parques em toda a malha urbana da cidade.

Também conhecidos pelo apelido de “praias paulistanas”, alguns parques possuem uma imensa infraestrutura de lazer e prática esportiva, e alguns, como o Ibirapuera, também contam com espaços culturais.

Veja alguns dos parques que você não pode deixar de visitar no turismo em São Paulo:

  1. Parque do Ibirapuera;
  2. Jardim Botânico;
  3. Parque Villa-Lobos;
  4. Parque da Serra da Cantareira;
  5. Parque do Povo;
  6. Parque da Juventude;
  7. Parque da Independência;
  8. Parque Burle Marx.

Além de uma grande oferta de parques, a cidade ainda tem muitas praças que valem a visita. Uma delas é a Praça do Pôr-do-Sol, localizada na zona oeste da cidade, que entrega ao visitante um lindo cenário ao final do dia.

Praça do Pôr-do-Sol
Fonte Pinterest

Museus

Se você gosta de conhecer mais sobre o passado e a história, não deixe de reservar um tempinho para visitar alguns dos museus paulistanos e conhecer mais da cultura em SP.

A cidade conta com mais de 110 museus. Alguns deles são velhos conhecidos dos turistas, como o MASP (localizado na avenida Paulista) e o belo prédio do Instituto Tomie Ohtake, na avenida Faria Lima. Porém, a lista não para por aí! Confira mais alguns museus bem interessantes que valem a visita:

  1. Museu do Ipiranga — localizado no Parque da Independência;
  2. Museu da Imigração;
  3. Museu da Imagem e Som;
  4. Museu de Arte Moderna — localizado no Parque Ibirapuera;
  5. Museu do Futebol;
  6. Memorial da América Latina;
  7. Pinacoteca do Estado.
Pinacoteca do Estado
Fonte: Pinterest

Pontos históricos da cidade

Outro grande símbolo do turismo em São Paulo está no passeio pelas ruas da cidade. Não podemos nos esquecer que a capital tem 466 anos, ou seja, praticamente toda a história do Brasil colônia está viva em São Paulo.

Vale a pena conhecer marcos da fundação e dos primeiros anos da cidade, como o Pateo do Collegio, e também as estruturas que contam o início da São Paulo metrópole, como o Theatro Pedro II, o viaduto do Chá e o Mosteiro de São Bento. Além disso, não se esqueça de dar uma volta também por outros pontos bem interessantes da cidade, tais como:

  1. Avenida Paulista;
  2. A famosa esquina da avenida Ipiranga com a avenida São João;
  3. O bairro da Liberdade;
  4. As belas ruas do bairro dos jardins;
  5. Todo charme da rua Oscar Freire.
Rua Oscar Freire
Fonte Pinterest

Compras

Não dá para negar que São Paulo também é um convite e tanto para quem quer comprar umas coisinhas novas. A cidade possui um forte comércio, tanto em centros de compras populares quanto nos mais elegantes shoppings da zona oeste.

Aqui vão algumas dicas de compras para você:

  1. Visite a 25 de março para encontrar de tudo um pouco;
  2. Dê um pulo no bairro do Brás para encontrar roupas com preços atrativos;
  3. Vá ao Mercadão Municipal, Mercado da Lapa e Mercado de Pinheiros para comprar iguarias e ingredientes frescos;
  4. Conheça a galeria do Rock e saia de lá com a camiseta da sua banda preferida;
  5. Reserve um tempo para visitar alguns dos principais Shoppings (você encontra desde locais com muitas lojas, como o Shopping Eldorado, até centros de puro luxo, como o Shopping Iguatemi JK).
Galeria do Rock
Fonte: Pinterest

Diversão noturna e gastronomia

A cidade tem uma vida noturna bem agitada, por isso o que não faltam são destinos para curtir São Paulo no final de semana com muita diversão. 

Quem gosta de sair a noite, mas prefere opções mais calmas, encontram barzinhos descolados e restaurantes cheios de delícias. Assim como, quem gosta de mais agitação pode experimentar baladas que vão até o amanhecer.

Alguns pontos da cidade são famosos pela boemia e gastronomia. Veja alguns destaques:

  1. Para botecos e baladas alternativas, vá à Rua Augusta;
  2. Se você gosta de grandes boates, seu pedido é a Vila Olímpia;
  3. Curte um barzinho despojado? Então, corre para a Vila Madalena;
  4. Quer comer bem? Aproveite os restaurantes localizados no Jardins e Itaim Bibi.
Barzinho na Vila Madalena
Fonte: TripAdvisor

O que não falta em São Paulo são opções de lazer para você e toda a sua família. Você vai se surpreender com a quantidade de passeios que a cidade oferece, muitos deles, inclusive, sem gastar nem um centavo.

E na hora de passear, não se esqueça que as tags da Veloe também são aceitas em muitos estacionamentos, portanto, nada de ficar pegando fila, cuidando do ticket e se preocupando em tirar dinheiro. Vá de Veloe e curta muito mais com bem menos preocupação com seu carro!

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para mais novidades!

Conteúdos que podem ser do seu interesse