4 Lugares para viajar em São Paulo no feriado

Mobilidade - 14 de outubro de 2021

Já podemos dizer que o final do ano chegou e com ele vários feriadões à vista. Para quem quer curtir os dias de folga, ou se planejar para as férias, fizemos um roteiro com 4 destinos que agradam todos os gostos, tem dicas para curtir praia, aventura ou um turismo mais leve pelo Estado de São Paulo. Confira!

Vá de carro: 4 melhores lugares para viajar em São Paulo

Se você é da região ou quer se aventurar em uma viagem de carro, nós separamos quatro destinos incríveis para você conhecer. E lembre-se: para economizar tempo nas filas de pedágio, garanta o seu adesivo Veloe para ter mais tempo para aproveitar esses passeios! E não se esqueça de preparar seu carro para viajar com segurança e tranquilidade.

Praia

Os dias quentes estão chegando com tudo, o que pede uma bela praia! E se você é do time que curte praias precisa saber que o Litoral Norte de São Paulo tem muitas opções para curtir os dias ensolarados! São Sebastião é uma delas.

1. São Sebastião

A Vila de São Sebastião foi fundada em 1.636 e cresceu com o porto de escoamento do ouro de Minas Gerais para Portugal. Sua orla é rodeada pela Mata Atlântica, com mais de 100 quilômetros de área verde que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar. 

Este é um dos destinos favoritos dos turistas no litoral norte de São Paulo, com mais de trinta praias à disposição dos visitantes. A cidade agrada tanto quem gosta de praia mais badaladas e com mais movimentação, como também os mais tranquilos, que  procuram descanso e praias mais desertas. 

Se você é do time que gosta de badalação não deixe de conhecer Maresias e Juquehy, essas são as queridinhas do pedaço, lá vai encontrar areias movimentadas, restaurantes, quiosques e várias opções de entretenimento. Outras praias que têm esse mesmo estilo são a Praia do Camburizinho, a Praia do Camburi, a Praia de Boiçucanga e a Praia da Barra do Una. Há muito movimento em todas elas.

Agora, se prefere uma calmaria pra relaxar, as mais indicadas são a Praia do Toque-Toque Grande, Praia do Toque-Toque Pequeno, Praia de Calhetas, Praia do Santiago, Praia do Paúba, Praia da Jureia e Praia Preta. Dica: Tem ainda, a Praia Brava de Boiçucanga, que tem acesso exclusivo por trilha. 

Se quiser praias mais bonitas ainda, vale fazer um passeio de lancha para conhecer As Ilhas. Por lá, você pode fazer mergulho nas águas cristalinas na praia de Fora e com sorte, ver arraias e tartarugas, além de muitas espécies de peixes. 

A vida noturna de  São Sebastião é bem animada com várias opções de restaurantes e bares para todos os gostos. 

Esporte e Aventura

Se você tem o espírito aventureiro e está fugindo das badalações das praias, nós também temos um roteiro para você! O Estado de São Paulo também oferece muitas opções para quem curte o ecoturismo e o contato mais próximo com a natureza. Seja em Socorro ou Brotas, as opções de trilhas e esportes radicais são diversas! Dá só uma olhada: 

2. Socorro

Conhecida como a “Cidade da Aventura”, Socorro está a 138 quilômetros da capital, bem no comecinho da Serra da Mantiqueira. A cidade foi uma das primeiras a conseguir certificação internacional para explorar atividades de aventura e reúne vários locais para a prática dos esportes radicais. 

O Mirante da Pedra da Bela Vista é o ponto mais alto de Socorro, com 1.250 metros de altitude, com acesso pode ser feito com carro ou por trilhas, de lá conseguirá ter uma bela vista das montanhas e colinas. Dica: Experimente ir no pôr do sol, é lindo! Mas não esqueça de levar um casaco, pois ao anoitecer a temperatura cai bastante. Você ainda pode ter uma bela experiência gastronômica ao saborear o Pan de Palo e ver como ele é produzido. 

Ainda no Mirante da Pedra da Bela Vista é possível fazer um rapel de 98 metros, trekking das grutas, rock view e arquearia. O Pico da Cascavel é outro local que vale a visita, pelo lindo visual das montanhas! Lá o grande atrativo é voo livre e voo de parapente

Saindo das alturas e indo para as águas, temos  o Rio do Peixe, que corta a cidade de Socorro e é onde você pode aproveitar as corredeiras e praticar o rafting. Se você gosta do banho de águas doces, a Trilha das Cachoeiras é pra você! Ela tem nível médio de dificuldade e em alguns momentos é necessário caminhar sob as pedras do riacho com ajuda de cordas para auxiliar no caminho e nos trechos mais íngremes. No caminho encontrará as Cachoeiras da Prainha e da Toca, que têm queda d’água mais leve, ótimas para banho.

Também vale reservar um tempo para visitar a Gruta do Anjo, uma antiga mina de quartzo que virou uma grande piscina natural e agora é repleta de peixinhos. Não é possível mergulhar, mas você pode alugar pedalinho, admirar a paisagem e as águas cristalinas. 

3. Brotas

Brotas está a aproximadamente 250 quilômetros de São Paulo e os aventureiros poderão encontrar tirolesas, rapel, passeio de buggy, jipe ou quadriciclo além de rafting e boia cross, não é à toa que Brotas é conhecida como a “Capital da Aventura” e também é classificada como um dos melhores destinos para o ecoturismo.

Seja para tomar banho ou fazer esportes radicais, as cachoeiras de Brotas são fundamentais para o seu roteiro de viagem. A maioria delas conta com trilhas e paisagens lindas no caminho. Não deixe de conhecer a Cachoeira Cassorova, classificada pelo Guia Quatro Rodas como a mais bonita e melhor para a prática de rapel; a Cachoeira dos Quati, cercada por árvores centenárias da Mata Atlântica; a Cachoeira Roseira e a Cachoeira Santo Antônio. 

O Rio Jacaré-Pepira é uma das principais atrações para quem visita Brotas, nele se concentra a maioria das cachoeiras e atividades radicais da cidade, como como rafting, caiaque, canoagem e o boia cross. Lá você pode ir a um dos pontos turísticos mais visitados de Brotas, que é o Parque dos Saltos. Ele é formado pelas várias quedas d’água do Rio Jacaré-Pepira, que podem ser vistas de forma panorâmica a partir da ponte principal, além de trilhas e espaços para relaxar e aproveitar um bom banho de rio.  

Para quem prefere um passeio mais histórico, pode incluir no seu roteiro uma visita à Estação Ferroviária Brotense, que conta com arquitetura original tanto do edifício, quanto das ferrovia, além de museus, como Museu do café, Museu do Calhambeque, Museu do Caipira. 

Turismo

Às vezes a gente só quer curtir e relaxar, sem se preocupar muito. Se você é essa pessoa, nós preparamos um roteiro especial para você!

4. São Roque

Não precisa ir muito longe de São Paulo para fazer um roteiro do vinho, a apenas 60 quilômetros da capital, está a cidade de São Roque, conhecida pelas suas vinícolas. São mais de 30 estabelecimentos, incluindo restaurantes, empórios, fazendas e as próprias vinícolas e adegas. 

O roteiro é distribuído por três ruas: a Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima e é impossível conhecer tudo em um só dia! Então, separe de três a cinco dias para curtir os vinhos e saborear a gastronomia local.

Para além das vinícolas, São Roque também conta com vários pontos turísticos e históricos para se conhecer. O Centro Educacional e Cultural Brasital fica localizado no conjunto de prédios de umas das primeiras fábricas de tecelagem em São Paulo, que foi fundada em 1890. Hoje funciona como centro cultural com biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes. No mês de dezembro a cidade também se prepara para o Natal Luz, um evento que encanta adultos e crianças por conta de sua decoração e clima natalino.. 

E pra finalizar com chave de ouro: Já pensou em esquiar em pleno Brasil? Em São Roque você pode!  O Ski Mountain Park fica localizado a mais de 1.000 metros de altitude e lá você pode curtir a pista de esqui, pista de patinação, tobogã, arvorismo, arco e flecha, passeio a cavalo, escalada, paintball, trilha ecológica e passeio de teleférico. 

Na hora de viajar, vá com Veloe!

E não esqueça: se vai viajar, tem que ter o adesivo (tag Veloe)! Assim você garante passagem pelos pedágios sem enfrentar filas e ainda em mais de 400 estacionamentos de rua, shoppings, aeroportos e centros comerciais.

Quer ficar por dentro do mundo da mobilidade? Confira mais no Blog Veloe!

Conteúdos que podem ser do seu interesse